top of page

Arquétipo de Thémis - A Deusa da Justiça

Atualizado: 28 de jan.


O Arquétipo da deusa Thémis, tem algumas características importantes em fases da vida onde a justiça deve permanecer. Saiba mais, ficando comigo até o final deste artigo completo sobre o Arquétipo da deusa Thémis.




Arquétipo de Thémis




Nas traduções a escrita muda um pouco, entretanto a pronúncia é a mesma, Têmis ou Témis (em grego: Θέμις, Thémis), segundo a mitologia grega, foi uma titânide, filha de Gaia e Urano.


Em momentos da nossa jornada a justiça é cega por conta de um ditado popular que arquetipou uma ideia de que a injustiça reina e isso é uma mentira.


O arquétipo é uma energia viva e não estamos em uma democracia e sim em uma hierarquia.


Existe uma contabilidade no universo, você acreditando ou não e o Arquétipo da Deusa Thémis vem com essa frequência.



O Que o Arquétipo da Deusa Themis Representa


Representa a justiça em equilíbrio.


Conhecida como a deusa-guardiã dos juramentos dos homens e da lei, os povos a invocavam nos julgamentos quando em diante do magistrado. Foi reconhecida como a deusa da justiça, título que era para pertencer a Dice (Diké), em Roma é a deusa Justiça.


Segundo a mitologia grega, Gaia entregou Thémis a Nix para protegê-la das loucuras de seu pai Urano.


Por sua vez, Nix estava muito exausta porque gerava filhos incansavelmente e acabou entregando a sua filha Nêmesis e Thémis aos cuidados das Moiras, que eram conhecidas como as senhoras dos destinos.


As Moiras, criaram Thémis e Nêmesis educando-as sobre a ordem natural de todas as coisas, como o ciclo da vida e a importância do equilíbrio em todas as fases da vida.


Thémis — a Deusa da justiça e Nêmesis — a Deusa da retribuição e recompensa.


Era frequentemente invocada nos julgamentos perante os magistrados. Simbolizada pela ordem e direitos divinos, exaltava sempre as leis as quais os homens deveriam obedecer, representava os ajustes das divergências e conflitos, a fim de estabelecer a paz e a ordem.


Thémis ao casar-se com Zeus tornou-se sua conselheira, sentando-se ao lado de seu trono, tendo seus conselhos inspirados na prudência e no amor à justiça. Thémis era a deusa guardiã da consciência coletiva e personificava a lei, a ordem social, a lei espiritual e justiça divina.


Era frequentemente invocada na corte quando se faziam os juramentos perante os magistrados, pois representava o ajuste das divergências para estabelecer a paz. Por isso Thémis passou a ser considerada a Deusa da Justiça e protetora dos oprimidos, que os romanos chamavam de Deusa Justitia.

Com seriedade moral obrigava os poderosos a ouvir as objeções e contribuições daqueles menos privilegiados.



Frequências na Ativação do Arquétipo da Deusa Thémis



  • Consciência coletiva

  • Ordem social

  • Lei espiritual divina

  • Paz

  • Ajuste de divergências

  • Justiça divina

  • Encontros sociais

  • Juramentos

  • Sabedoria

  • Profecia

  • Ordem

  • Nascimentos

  • Cortes e Juízes

  • Conhecimento

  • Beleza

  • Organização



Significados e Simbologias do Arquétipo da Deusa Thémis


Em algumas representações Thémis possui uma balança, com que equilibra o julgamento e a razão, ou uma cornucópia; entretanto não é representada segurando a espada. O significado do seu nome é aquela que é posta, colocada.


Aparece pisando na cabeça de uma serpente. Um simbolismo de dominação, onde a sabedoria e destreza com as leis organizam todo o conhecimento em prol da vitória justa. A racionalidade toma a frente nas decisões vencendo todo o impulso emocional.


A venda é um símbolo de imparcialidade, significando que ela não faz distinção entre as partes. A balança é pontual no equilíbrio e ponderação na hora de pesar, os argumentos contra e a favor dos envolvidos. A espada tem a simbologia de força.


A Balança simboliza a equidade, o equilíbrio, a ponderação e a igualdade das decisões aplicadas pela lei.

A Espada simboliza a ordem, regra, força e coragem, aquilo que a razão dita e a coerção para alcançar tais determinações.


Os olhos vendados da deusa simbolizam a necessidade de nivelar o tratamento jurídico de todos por igual, sem nenhuma distinção.


Inclusive, os olhos vendados da deusa não simbolizam que a justiça é cega ou injusta e sim que é imprescindível que exista no ordenamento jurídico.


A imagem de Thémis é hoje um dos maiores símbolos do direito e da Justiça. A solidez com que seus atributos significam a diferença das demais deusas do Olimpo é comparada com a sabedoria da deusa Atena, assim como o seu poder e a honra de sentar-se ao lado de Zeus.


Enquanto Zeus exercia o governo absoluto, um padrão arquetípico que liderava a consciência coletiva, Thémis desestabilizava o absolutismo e as convicções de Zeus.


Ela era conselheira, somando o poder com sabedoria. Respeitada, ao presidir as reuniões políticas do Olimpo Thémis manifestava o teor organizacional.



Mais Sobre o Arquétipo da Deusa Thémis


Uma característica da autoridade do Arquétipo da Deusa Thémis é o amor, seu comportamento em direção a justiça era sempre equilibrado com o amor, o que nos remete ao governo, matriarcal.


Isso é mais um caminho de estudos para entender que a história foi modificada, me deparo com mais um arquétipo feminino no governo. Onde, o Todo nos apresenta que o caminho do sucesso é o equilíbrio entre as energias femininas e masculinas.


O governo de Zeus é representado pelo patriarcado, um poder de um deus masculino, cujas ordens eram direcionadas com severidade.


Por outro lado, Thémis ao dirigir as reuniões do Olimpo com sua sabedoria e temperança a tornava uma figura respeitada e honrada em meio ao governo. Sua grande virtude era analisar ambos os lados e sem tomar partido de nenhum deles.


Seus discursos direcionaram a imparcialidade e o objetivo principal era chegar em soluções sem o derramamento de sangue. Assim como uma mãe que repreende o filho que ama.



Oráculos x Arquétipo da Deusa Thémis


O Arquétipo de Thémis não possui a representação da matéria em si, como sua mãe Gaia, e sim uma qualidade da terra, isto é, sua segurança e estabilidade.


Ela falava com os homens através dos oráculos. O mais famoso de todos os templos oraculares da Grécia Antiga, Delfos, pertencia originalmente à Gaia que passou para Thémis. Em seguida, ele foi de Febe que passou para Apolo.


Segundo estudiosos, Thémis é o próprio princípio oracular, em vez de ter havido quatro estágios do oráculo de Delfos, foram só três: Gaia-Thémis, Febe-Thémis e Apolo-Thémis.


Inclusive, o domínio sobre as previsões pertenciam a Thémis, sendo quem representa a boca oracular da terra, a própria voz da Terra, ou seja, Têmis é a terra direcionando.


Zeus é quem rege e decide, enquanto Thémis assume uma atitude mais leve e dá seu toque feminino que procede de perspectivas mais abrangentes e cheias de amor.



A Carta da Justiça no Tarot x Arquétipo da Deusa Thémis


Os valores podem ser diferentes ou alterados de acordo com cada cultura, entretanto a justiça divina se baseia na lei universal da causa e efeito: — A cada ação tem uma reação.


Uma consequência ao longo do processo. Todos estamos no planeta Terra para evoluir e ir contra esse fluxo é dar murro em ponta de faca.


A imparcialidade ao organizar as ações é um princípio da Carta da Justiça na tiragem do tarot, nos trazendo a refletir sobre os comportamentos impulsivos.


Vamos entender a simbologia dessa tiragem em consulta, A Justiça (XI) é a 11.ª carta dos Arcanos Maiores. Representando com força, carma e verdade. Perceba como isso nos remete a imparcialidade ao julgar e trazer um resultado baseado na justiça para ambas as partes.


Trazendo uma consciência e atenção às nossas ações porque as sementes estão sendo lançadas e a colheita é certa. Não existe um sofrimento sem causa.


O indivíduo decide passar o cartão de crédito como se não houvesse o amanhã e como consequência cresce em dívidas, que geram problemas emocionais que o impedem de sair das situações que as dívidas o condicionaram.


Como dizem, cada um tem a vida que merece ou tolera. Sabendo disso, o ideal nesse aterramento é cuidar das ações e entrar no fluxo do crescimento. Lembrando que no universo não existe estabilidade, você está crescendo ou decrescendo.



O Arquétipo da Deusa Thémis no Brasil


Diferente das outras civilizações e mitologias, no Brasil a representação da justiça está sentada e com a espada repousada no seu colo.



Estatua da Justiça no Brasil


Curtiu?


Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão.


Forte abraço!

Patricia Lima



P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.

















Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page