top of page

O que é Procrastinação e suas 4 Principais Variáveis

Atualizado: 13 de mai.


O que é Procrastinação e suas 4 Principais Variáveis é um guia para você resolver isso hoje mesmo.

No dicionário você encontra algumas definições sobre procrastinar, entretanto aqui eu quero te convidar a analisar como anda esse comportamento na sua vida. Quero te apresentar um método fácil e rápido para você resolver e colocar em prática hoje mesmo.



O que é Procrastinação e suas 4 Principais Variáveis






Voltando ao dicionário, o que é Procrastinação? Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos.


Agora na prática, você sabe que precisa fazer algo importante agora e ativa um bloqueio mental, gerando uma sequência de repetições que a impedem de completar a jornada. Ao longo desse processo, as tarefas estão se acumulando e o stress mental eclode.




Preste Atenção nas Próximas Linhas e Descubra as 4 Variáveis da Procrastinação



01- Perfil Procrastinador - A Chefe


Aqui o medo da rejeição e de não ser aceita são os sabotadores da vez.


Nunca está bom o suficiente e você acaba não fazendo para evitar o constrangimento de não estar tudo como você deseja.


Os comportamentos a seguir são "ajoelhar no milho ou enxugar gelo”, o que faz você não finalizar suas tarefas.


Em seguida, pode acontecer a famosa fuga.


A Procrastinação nível Chefe, te condiciona a autossabotagem nível hard.



02- Perfil Procrastinador - A Gerente


O medo de ser julgada pelos resultados, te coloca a querer monopolizar todo o trabalho.


Você acredita que para que tudo dê certo precisa passar pelas suas mãos e a qualquer movimento em seu entorno onde alguém apresente mais disponibilidade a função, você corta as asas da candidata. Entenda, que aqui é uma analogia e a candidata pode ser seus filhos, companheiro ou até a sua melhor amiga.


Nesse padrão, você não aceita a ajuda de ninguém criando um ambiente de difícil complacência. Perceba, que você elimina a disposição habitual para corresponder aos desejos ou gostos de outrem com a intenção de agradar.


A Procrastinação nível Gerente, lhe impede de observar outras áreas da sua vida que precisam de atenção e é certo que outras coisas estão deixando de serem realizadas.



03- Perfil Procrastinador - A Supervisora


Acaba assumindo muitos compromissos um atrás do outro sem mensurar o tempo que você vai despender para realizar cada tarefa.


Com medo de dizer não, acaba aceitando todos os convites que chegam até você e no final acaba não entregando nenhum ou menos do que deveria entregar.


Essa sequência de comportamentos lhe condiciona a um bloqueio mental, sobrecarregando o seu sistema nervoso central e o que pode causar patologias em níveis emocionais em alto grau.


A Procrastinação nível Supervisora, é o verdadeiro chutar o balde e depois ter que ir buscá-lo.



04- Perfil Procrastinador - A Colaboradora


Finalizando com essa bomba, respira que a maioria das mulheres podem chegar cedo ou tarde á passar por essa fase. Preste atenção nisso.


A sequência de comportamentos sugere trabalhar sob pressão. Afinal de contas, todas as vezes funciona e dá certo.


A verdadeira lei do mínimo esforço e tudo está certo. Existe uma entre linhas, quando em autoconhecimento você escuta que tudo está certo. Sim, eu entendo que na maioria das vezes tudo dá certo, entretanto e quando não der certo.


A Procrastinação nível Colaboradora exige um grau de pressão muito alto, o que prejudica de pronto o sistema emocional e nesses casos quando a bomba estoura, demora muito para recuperar do estrago.



Procrastinar versos Preguiça


Não é ruim procrastinar e é muito diferente da preguiça.


Algumas pessoas confundem essas nomenclaturas e é sempre bom desmistificar. A preguiça é aquele comportamento que dizem por aí “de coçar o saco” logo a procrastinação é um comportamento de deixar o que precisa ser feito e fazer outra coisa que não era para se estar fazendo.


O correto nesses casos, é respirar profundamente e perguntar: Era mesmo para eu fazer isso?


Procrastinar é necessário, com data e hora para começar e terminar. Você não pode permitir que isso se torne um hábito.


Dentro do Ciclo Criativo, você aprende a identificar o seu padrão que é diferente das mulheres em seu entorno e estabelecer seus momentos de procrastinar em um ato de acolhimento.



Agora que você sabe o que é Procrastinação, descubra como romper com a Procrastinação de uma forma Rápida e Fácil


  • Lista de Tarefas

  • Delegar

  • Organizar seus valores

  • Definir os Arquétipos



Defina Arquétipos para vencer a Procrastinação


Uma dica de Arquétipo para você ativar no processo é o Arquétipo da Mulher Maravilha, vou deixar os links dos artigos e vlogs sobre ela por aqui. Saiba Mais.


A soma da Mulher Maravilha é fantástica nos dias de hoje devido ao conjunto de símbolos arquetípicos que favorece a produção de neurotransmissores de crescimento.


O Arquétipo da Mulher Maravilha vem com frequências que acabam com a procrastinação, levando a pessoa que vivencia esse arquétipo a entrar em movimento. Nesse caso, ao invés de você ficar largada no sofá vai desejar colocar um tênis e correr.


Você pode indagar, que por aí não funciona e o exercício para você é entrar no fluxo. Agora, você está em seu momento de sofá, o que você pode fazer é dizer não para o sofá e pegar o seu tênis e ir correr.


Com o tempo, isso vai tornando-se um hábito para a sua realidade. Nesse caso, o arquétipo deseja trabalhar e você precisa tomar as atitudes necessárias para fazer o arquétipo fluir através de você.


Pense comigo, todos em seu entorno tem a ganhar com isso. Agora imagine você.


Os arquétipos são energias primordiais e em todo o desafio que você encontrar pelo caminho, pode ter certeza que existe um arquétipo perfeito para aquele momento. As curas acontecem, na medida que você permite o arquétipo fluir através de você.


Não é mágica, não é pensamento mágico. É o próprio Todo querendo crescer através de você. Quando você cresce, alcança novas pessoas e faz com que mais pessoas cresçam. Isso é fantástico.



Os Símbolos Arquetípicos que vem no Arquétipo da Mulher Maravilha


Os símbolos arquetípicos que vem no arquétipo da Mulher Maravilha são direcionados ao movimento, você encontra cavalos, carros e águias. Eu procuro indicar começar pelos menores e assim ir crescendo “degrau por degrau.”


Quero saltos, alguém me diz. Caso você tenha colhão para aguentar o tranco dos saltos. Boa sorte. Arquétipos não são brincadeira, segue a linha do “degrau por degrau” que os resultados começam a eclodir nas primeiras horas.


Dentro da Mentoria Território Elas que acontece a cada dois meses, você encontra temas e direcionamentos dentro do seu Ciclo Criativo. Fica mais rápido e fácil, quando você tem um mapa. Sim, porque aqui, ninguém tem tempo sobrando para reinventar a roda.


Lembre-se que procrastinar é necessário, com data e hora para finalizar. Procure não passar com as carroças por cima dos cavalos. Você é cíclica e merece ser feliz. Não force o caminhar linear, o seu caminhar é cíclico.


Desfrute do seu tempo e se pergunte: - Era mesmo para eu estar fazendo isso?


Curtiu?


Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão.


Forte abraço!

Patricia Lima Coach



P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.











Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page