top of page

Arquétipo de Héstia - A Deusa do Fogo Sagrado na Mitologia Grega.

Atualizado: 13 de mai.


Eu nunca tinha ouvido falar sobre a Deusa Héstia até que comecei a estudar os arquétipos femininos; o quanto é perigoso isso; você passar pela vida sem referências de mitos femininos.


Saiba mais, seguindo comigo até o final do artigo sobre o Arquétipo de Héstia a Deusa do Fogo Sagrado na Mitologia Grega.











Conhecida como a deusa da casa do fogo e da arquitetura.


Como a deusa do fogo ela aquece a casa, acolhe todos a sua volta sem impor realmente a sua vontade. Algumas casas na antiguidade tinham no centro da casa uma roda onde o fogo era aceso.


Ele era responsável pelo aquecimento dos alimentos, da casa e era o ponto de encontro para a reunião de todos os membros que ali habitavam. Era o fogo da limpeza.


Essa energia é necessária para que todos vivam e tenham em volta de si uma força de cuidado consigo e com o próximo.


Uma mulher no arquétipo da Deusa Héstia consegue ser autossuficiente, não faz questão de estar entre pessoas preferindo a solidão mas nunca rejeitando os seus.



Características do Arquétipo da Deusa Héstia


Sua característica maior é a capacidade de introspecção e de entender que o mundo interno é tão amplo e incrível quanto fora dele.


Perceba o arquétipo sendo ativado em momentos do seu ciclo de introspecção como a lua interna cheia ou minguante. Aqueles momentos de querer curtir a casa, o brigadeiro de panela ou um bom livro. Depois me conte!


Na mitologia ela, está entre os doze deuses do Olimpo, os principais do panteão grego e que residiam ali. Algumas vezes, foi substituída por Dionísio e na mitologia romana, é chamada de Vesta.


A Deusa Héstia é uma dos seis filhos de Reia e Cronos que fora engolida pelo seu pai ao nascer.

Ela foi a primeira nascida da segunda geração de deusas e deuses olímpicos.


Inclusive, por isso que ela é conhecida como a primeira e a última.


Ela não quis ficar morando no Monte Olimpo e decidiu morar com a humanidade, levando uma vida simples, generosa, madura e sábia.


A Deusa Héstia vem com tranquilidade e procura evitar se envolver com homens muito intelectualizados, que desacreditam da sua sabedoria interior empírica, ou que faz ela sair do prumo.


O Mito da Deusa Héstia nos Remete


O mito da Deusa Héstia, lembra muito as histórias de santas ou santos e esse padrão reforça a ideia de que a espiritualidade não combina com politica ou prosperidade.


Nos leva, ao patriarcado atual que a mulher boa é a que não é muito sensual, casta e que cuida do lar.


Até mesmo, remete ao fato de que serviços espiritualizados não devem ser cobrados, o que de fato não é verdadeiro quando você amplia a sua percepção de mundo.


É um trabalho? Gerou energia? Resolveu um problema? Tem o seu valor e cobrar pelo serviço prestado é honroso.



Acessando o Arquétipo da Deusa Héstia


A mulher que aterra no arquétipo da Deusa Héstia, para uma vida mais leve deve buscar a sua paz interior, sua autoestima, sua confiança na crescimento intelectual.


O equilíbrio é a chave para esse arquétipo, a Deusa Héstia não liga para títulos mas sabe gerar valor e receber por ele.


Para ativar o arquétipo da Deusa Héstia você pode organizar a sua casa, gavetas e se livrar do que não utiliza mais.


Participar de movimentos filantrópicos, acendendo o fogo da ação.


A salvia é umas das ervas que te levam a se conectar com esse arquétipo feminino, muitas vezes esquecidos mas que estão no inconsciente coletivo, são ideias primordiais e arcaicas que definem os nossos comportamentos atuais; entender sobre; nos ajuda a equilibrar as energias e viver com mais clareza e sabedoria.


A aromaterapia usa o poder do aroma de salvia para acalmar a mente e reduzir os sentimentos de ansiedade.


O sistema olfativo influencia diretamente o funcionamento do cérebro, que regulariza as emoção. Nesse caso, o cheiro pode desencadear memórias e suscitar sentimentos, negativos e positivos.


Curtiu?


Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão.


Forte abraço!

Patricia Lima Coach



P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.









































































Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page