top of page

Arquétipo de Cronos - O Senhor do Tempo

Atualizado: 13 de fev.


Vamos conhecer o enredo de Cronos o Senhor do Tempo, segundo a mitologia grega, Urano seria a personificação do céu e esposo de Gaia, personificação da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros.


Saiba mais, ficando até o final desse artigo completo sobre Cronos o Senhor do Tempo.










Gaia, exausta do abuso de Urano, que forçava Gaia a gestar e não gerar seus filhos, decide orientar seu filho Cronos; que veio a ser o Senhor do Tempo; a castrar seu pai e assumir o poder.


Aqui você pode fazer um paralelo com sonhos. Muitas vezes passamos pela jornada da vida gestando projetos e por algum motivo seguimos paralisadas. Perceba, como Urano nos força a gestar e nunca gerar nossos sonhos, projetos ou novas percepções.


Seguindo na mitologia grega, Cronos é considerado o mais novo dos seis poderosos Titãs que pertenciam à primeira geração de seres divinos.


Inclusive, Cronos segue o mesmo caminho de seu pai Urano; com a única diferença que ao invés de impedir a gestação de Réia ele comia seus filhos; esta lhe deu seis filhos (os crônidas): três mulheres, Héstia, Deméter e Hera e três homens, Hades, Poseidon e Zeus.


Na última live eu troquei os casais e nesse artigo eu espero ter deixado bem claro a genealogia.



Símbolos Arquetípicos de Cronos o Senhor do Tempo


Inclusive, Cronos era representado com uma harpe, gadanha ou foice, com a qual teria castrado e destronado seu pai Urano. Em Atenas, no 12.º dia do mês ático de Hekatombaiốn, era celebrado o festival de Kronia, em honra a Cronos.


Dessa forma, constituía a segunda geração divina. Inclusive, durante o reinado de Cronos que a humanidade (recém-formada) viveu a sua era dourada.



Mais Sobre os Titãs


Segundo os meus estudos, os Titãs simbolizam a cultura. Quando um bebe nasce ele recebe um tapa bem forte no bumbum; dizem que é para saber se o bebe está bem; eu tenho as minhas dúvidas com relação a essa metodologia.


Partindo dessa linha de raciocínio, nesse momento o bebe é apresentado a sua cultura; ou seja os Titãs; e ao longo da sua jornada de crescimento e evolução esse ser vai aprender a colocar os Titãs no lugar deles.


Por exemplo, aqui no Brasil é cultural “deixar para depois”, entretanto se você deseja empreender e fazer com que a sua vida prospere. Você deve imediatamente trocar a cultura; ou seja; na sua vida “o deixar para depois” não é mais cultural. Você assume a postura de uma empreendedora de sucesso. A mulher “Resolvi”.


Um outro exemplo prático, não tem como você nascer em um país e vivenciar outra cultura a não ser que você aplique na sua rotina novos arquétipos e símbolos arquetípicos de outra cultura. Mesmo assim, a sua base cultural continua sendo brasileira e você precisa de esforço ao longo do processo.


Confuso? Foi isso que Cronos fez, ele destronou o seu pai; porque não aceitava ver a sua mãe sofrer gestando e não podendo dar a luz; por um bem maior Cronos foi e enfrentou os Titãs.


Em seguida, ele passa pela mesma situação; um pouco mais evoluída; entretanto a mesma situação. Por medo de perder o poder para seus filhos, Cronos os devorava.


Eu acredito que devemos honrar a nossa cultura e símbolos arquetípicos, entretanto no nosso caminho de individuação muitas vezes os Titãs precisam ser destronados e finalmente cada indivíduo precisa pegar a sua foice e cortar o que não serve mais.


Essas informações, seguem no inconsciente coletivo.


Algumas pessoas passam a vida sem fazer isso; sem prender os Titãs: deixando-os pintar e bordar. Você pode observar o seu entorno.



Características de Cronos o Senhor do Tempo


Cronos não é generoso, ele é justo e trabalha a nosso favor. Embora, leve muito tempo para que cada indivíduo perceba esse paralelo.


Inclusive, para isso você precisa saber receber Cronos. Isso exige uma preparação ao longo da jornada.


Para as mulheres Cronos, chega chutando a porta e junto vem a lei da gravidade, marcas de expressão e uma juventude que não volta mais. Perceba, que para o universo masculino Cronos chega com mais educação.


A impressão que eu tenho é que os homens são educados ao desapego do tempo enquanto as mulheres grudam em seu relógio biológico morrendo antes do tempo. Não falo de uma morte física e sim emocional.


Estar preparada para esse encontro é uma carta na manga, equilibrar as emoções e os medos é fator primordial ao longo do processo. Caso aconteça de você não saber receber Cronos, ele vem e te devora.


Cronos, é conhecido como o Senhor do Tempo e amadurecer durante o processo é a base para uma vida mais leve. Não importa quanto tempo leve para você chegar lá, aproveite e aprecie a jornada.



Quanto ao Tempo na Jornada com Cronos


Lembre-se o tempo é relativo e o meu tempo não é igual ao seu tempo.


A bíblia nos orienta: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1


O Todo não brinca com os sonhos, Cronos faz parte do Todo e trabalha em favor do Todo. Toda vez que um sonho brota em um coração e o esforço necessário para a materialização é direcionado, com toda a certeza vai prosperar.


Aguardar o tempo e amadurecimento de cada projeto é de responsabilidade de cada indivíduo, como mulher entender o meu ciclo criativo facilitou minha jornada e eu te convido a participar da Mentoria Território Elas que acontece a cada dois meses com um tema diferente. Saiba Mais.


Compreender o seu “tempo” te coloca a frente de nações, nesse caso cada uma cumprindo o seu propósito e prol de um bem maior. Pensar no coletivo, facilita entender que o propósito não é pequeno.


Quando você decide empreender e as coisas acontecem para você, por exemplo, o seu sucesso impacta outras mulheres que começam a fazer o mesmo e juntas colaboramos para uma economia sustentável.


E ainda “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Filipenses 2:13


Estude e conheça o seu “tempo”, esteja preparada para o seu encontro com Cronos.


Curtiu?


Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão.


Forte abraço!

Patricia Lima



P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.














Posts recentes

Ver tudo
bottom of page