top of page

Caos - Como esse Arquétipo Pode Transformar a sua Vida

Atualizado: 13 de fev.


Arquétipo do Caos, segundo a Mitologia Grega Caos é o primeiro deus primordial a surgir no universo, nesse caso é a mais antiga das formas de consciência. A natureza divina de Caos é de difícil entendimento, ao longo das mitologias seu enredo vai se alterando.


Saiba mais, ao longo desse artigo completo sobre Caos Como esse Arquétipo pode Transformar a sua Vida.









Seu nome vem do grego Kháos (χάος), ou "abismo", "vazio" e "imensidão do espaço" o que nos direciona para um grande vazio sem forma.


Perceba que encontramos na bíblia um versículo que diz: “No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra, entretanto, estava sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1:1-2


Em algumas versões, Caos se apresenta como uma força catabólica, que cria através de cisão. Nesse caso, os filhos de Caos nasceram de cisões, fragmentos de uma grande explosão interna.


Não é possível essa explosão ter sido de forma externa, partindo do meu ponto de vista e em cima do que eu venho estudando essa cisão, explosão ou o início foi para dentro.


Se Caos cria por meio da separação e distinção dos fragmentos e Eros através da união destes, parece mais lógico que a ideia de confusão venha de Eros.

Eros age de tal modo sobre os fragmentos do Universo, que poderia fundi-los numa confusão inexorável.

Assim, seu irmão Anteros, que nasceria do mesmo modo que Gaia, Tártaro e Eros, equilibra sua força unificadora através da repulsa dos elementos.

Caos se apresenta como um deus andrógino, onde a energia feminina e masculina andam juntas e em equilíbrio.


Caos - Como esse Arquétipo pode Transformar a sua vida

Na prática e sem papinho motivacional, Caos é um arquétipo poderoso do ponto de vista que ele pode remover a pessoa que aterra nesse arquétipo da zona de conforto.

Muitas das vezes a paz reina sobre Gaia, entretanto nada está em desenvolvimento, crescendo e prosperando. Um verdadeiro nada, a partir desse ponto de vista Caos entra em um movimento de explosão interna e coloca as coisas em movimento.

Esse movimento, pode fragmentar sentimentos, ideias ou posicionamentos que por um momento podem circular em direções contrárias onde nunca foram percebidas.

Nos últimos dois anos a humanidade entrou em contato com esse arquétipo poderoso, o Caos se apresentou em diversas formas. Podemos observar que o fraco ficou mais fraco e o forte mais forte.

A bíblia nos orienta: “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.” Provérbios 24:10


Positividade Tóxica x Arquétipo do Caos

E volto ao ponto de deixar de romantizar a vida, a positividade tóxica vem acabando com a maioria das pessoas que vem buscando forças em frases superficiais e direcionamentos soltos.

Não tem base e nem raiz forte para sustentar uma adversidade, em tempos de união você pode observar a corrupção aumentando, o amor esfriando e muitas pessoas iludidas com as redes sociais rompendo alianças familiares de anos.

O Arquétipo do Caos, pode fortalecer a mão fraca desde que essa mão solicite ajuda ou caso contrário vai sofrer. A vida não vai ficar mais fácil e quanto mais você despertar mais você vai passar de fase e a próxima fase vai sempre mais difícil.

Eu gosto do exemplo dos jogos, quando estamos jogando e vamos avançando as próximas fases são mais difíceis. Ponto. Sem romance.


Desperte o seu Propósito com o Arquétipo do Caos

Acredite, o Arquétipo do Caos vem para fortalecer e nos amadurecer e eu te apresento outra analogia bem comum. Pense comigo, um milho de pipoca quando é colocado na panela e o fogo vem aumentando e o milho pensa que está chegando o fim.

O milho sabe que tem um propósito de nutrir e prosperar a humanidade e a confusão que se instala dentro da panela pode vir a sufocar toda a consciência do milho e finalmente ele se transforma em uma linda pipoca branquinha e pode nutrir toda a humanidade.


O milho pode crescer através do DNA humano.


Pode fugir Mas não pode se Esconder o Arquétipo do Caos vai ao seu Encontro

Acredite, cedo ou tarde você vai precisar vivenciar o Arquétipo do Caos e entender como todo o processo funciona vai criar uma fortaleza onde nada vai te abalar. Estamos na terceira dimensão e aqui é onde os problemas brotam do nada para que venhamos crescer.

As pessoas querem saltos e quando veem os primeiros sinais de transformação e mudança pedem arrego, precisamos cuidar com esse comportamento infantil de informar ao universo que não estamos prontos para evoluir.

No meio do Caos dos últimos anos, as pessoas cresceram e prosperaram, nesse caso eu e você não temos desculpas para não fazer o mesmo. Não existe diferença entre um e outro.


Perceba, que o que você precisa fazer nesse momento é ampliar a sua consciência e crescer através das outras formas que os fragmentos do Caos te proporcionam. Muitas vezes algo que estava bem redondinho foi despedaçado.

Inclusive, algo que estava na escuridão e sem forma começa a ter uma formato, som e cheiro. Um novo sonho, projeto ou e finalmente você encontra o seu propósito.


Acredite, se não fosse o Caos você jamais perceberia o tamanho em potencial desse fragmento.

O exercício prático nesse momento é juntar os fragmentos a cada avanço e entender o quebra-cabeça.


Lembre-se que você é importante nesse universo e tem algo que somente você pode fazer.

O Caos conta com você.

Curtiu?


Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão.


Forte abraço!

Patricia Lima



P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.












Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page