top of page

Arquétipo do Tubarão

Atualizado: 28 de jan.


Hoje quero compartilhar com você a medicina do Arquétipo do Tubarão, sinceramente desde que comecei a estudar profundamente sobre arquétipos eu entendo que são remédios naturais, como se dentro de cada ser existisse realmente esse departamento chamado farmácia interna. O que você precisa é saber qual medicina acessar em cada momento da sua vida.


Saiba mais ficando comigo até o final desse artigo completo sobre o Arquétipo do Tubarão.









Definir e planejar o seu objetivo é fator fundamental na ativação de um arquétipo e com o Arquétipo do Tubarão não é diferente, eu percebo na maioria dos depoimentos de pessoas que o ativam uma preocupação com o lado sombra; inclusive vou pontuar ao final deste artigo; acontece que essa preocupação já apresenta um despreparo nessa escolha.


O estudo dos poderes dos arquétipos vai te direcionar a uma escada de crescimento e é certo que em certos momentos você vai precisar saltar ou correr nessa escada. Perceba, que em momentos de saltos ou corridas nessa escada você precisa ter uma base sólida e fortalecida para não torcer o tornozelo ao virar o seu pé. Pessoas que costumam correr ou saltar correm o risco de cair ou tombar. Perfeito, a velocidade nesse levantar é característica principal de arquétipos altos.


Em momentos onde você percebe o MiMiMi, busque orientação e profundidade em seus estudos somando com a meditação. O Arquétipo do Tubarão possui uma energia alta e vai te colocar em movimento, a pergunta é: - O quanto de movimento você está disposta a praticar?



Frequências do Arquétipo do Tubarão


  • Provisão;

  • Autoridade;

  • Liderança;

  • Solitude;

  • Proteção;

  • Paixão;

  • Sobrevivência;

  • Adaptação;

  • Alianças;

  • Independência;

  • Competição;

  • Resistência;

  • Sorte;

  • Planejamento;

  • Foco;

  • Potencial;

  • Poder Pessoal;

  • Transformação;

  • Clariaudiência;

  • Criatividade;

  • Instinto;




Arquétipo do Tubarão na Prática


O Arquétipo do Tubarão em seu habitat natural não param de nadar nem mesmo em momentos que estão dormindo; ou seja; permanecem em movimento mesmo em momentos de pausas.


Ao ativar o Arquétipo do Tubarão, provavelmente você vai decidir por momentos de pausas e descanso que te proporcione o verdadeiro ócio criativo. Acredite, nem em momentos de descanso você vai desejar não fazer nada por nada e sim canalizar a energia da pausa para objetivos produtivos.


O movimento te liberta da procrastinação, segundo estudos sabe-se que dependendo da forma que uma pessoa se alimenta ou mantém sua rotina de exercícios já a coloca à frente da maioria que decide passar finais de semana consumindo álcool ou até drogas.


O Tubarão não é um animal veloz, o que acontece é que ele tem um equilíbrio de posicionamento o que proporciona agilidade na execução. Como está sempre em movimento, costuma chegar no objetivo porque não perde tempo com as distrações.


Você pode assistir documentários de tubarões em seu habitat natural para entender a energia e somar com bastidores de times de futebol, existem o momentos das festas e diversão porém em dias que antecedem aos jogos os jogadores são proibidos de gastar energia até mesmo a própria energia sexual.



Lado Espiritual do Arquétipo do Tubarão


Ao analisar o Arquétipo do Tubarão, você vai observar a facilidade que ele transita entre as águas, inclusive em estudos de psicanálise as águas simbolizam nossas emoções.


Ao ativar o Arquétipo do Tubarão, você vai acessar a habilidade de lidar com as emoções principalmente quando o assunto é desafios, a espiritualidade como base gera sabedoria nas escolhas e pode proporcionar sucesso nas tomadas de decisões.


Lembre-se que nessa ativação é importante você desenvolver as habilidades sensoriais, em exercícios e aplicações de estudos nas áreas de aromaterapia, meditação, yoga ou até mesmo o tai chi.


Ao ativar esse arquétipo poderoso, você vai perceber uma força e clareza para transitar pela vida. Inclusive, é importante ressaltar que ao ativar o Arquétipo do Tubarão você precisa desenvolver a confiança no seu olfato que fica cada vez mais aguçado. Acredite no que você rastreia pelo cheiro. Confie.


Importante observar que o Tubarão não costuma atacar pessoas; como apresentam nos filmes: ele só faz isso quando o ecossistema dele está tumultuado e sem o alimento da cadeia alimentar dele. Ele busca manter a sua sobrevivência da melhor forma e fazendo as melhores escolhas; o espírito do guerreiro, do caçador e do herói.



Vencendo o Vitimismo com o Arquétipo do Tubarão


Aprenda a estabelecer limites ao longo da sua vida e entenda que o vitimismo é um vício de comportamento, as pessoas só podem ir até onde permitimos que elas cheguem em nossa vida.


O Arquétipo do Tubarão, desperta no ser a sabedoria e destreza em dizer não. Importante ressaltar que existe uma sombra no inconsciente coletivo de rejeição e a maioria das pessoas não sabem lidar com respostas negativas.


Pontuando aqui, é uma sombra da mente coletiva e não do Arquétipo do Tubarão, esse arquétipo vai te posicionar e fortalecer nas tomadas de decisão e principalmente te ajudar a colocar limites e muitas vezes você vai dizer não e sem medo da rejeição.


Passando alguns dias da entrada dessa energia, você vai perceber que está mais racional, mais fria e calculista. Lembre-se do que foi direcionado no início deste artigo sobre o Arquétipo do Tubarão, você precisa ter uma base forte para sustentar as suas tomadas de decisões. Não tem espaço para o MiMiMi, na ativação desse arquétipo poderoso.



Solitude x Arquétipo do Tubarão


Embora o Tubarão seja visto em grupos, ou seja, é um animal que possui facilidade em fazer alianças mesmo com quem não é de sua espécie, a máxima da sua energia acontece em momentos de solitude. Nesses períodos, a sua energia é equilibrada e ele consegue absorver o máximo da sua intuição, direção e amplitude de sua consciência.


Em momentos onde o Tubarão está em grupos, pode vir a ser influenciado por outras energias o que o deixa mais hostil com os outros seres.


Trazendo para a ativação desse arquétipo poderoso, observe o seu comportamento quando estiver em grupos e procure se blindar de energias densas para que a sua consciência não se corrompa com os demais.


Normalmente existe uma troca energética quando estamos em grupos, o que precisa ser pontuado é que pode acontecer de você tomar partido de causas que não são as suas ou até abusar do outro por conta da sua energia ser dominante.


A natureza não dá saltos e o Tubarão só ataca para matar a presa em casos de necessidade de alimentação e não só por diversão.


Procure manter a sua essência, a partir desse equilíbrio o seu poder pessoal é ativado e você começa a atrair as coisas e pessoas que tanto deseja para concluir os seus projetos.


Momentos de solitude são importantes na ativação do Arquétipo do Tubarão.



Estratégia x Arquétipo do Tubarão


O Arquétipo do Tubarão, proporciona estratégia a nível inconsciente quando algo não está caminhando da forma que desejamos é notório que precisamos alterar as rotas e reajustar os planos.


Diferente dos felinos, o Arquétipo do Tubarão não costuma demorar muito nessa observação, o que precisa ser analisado na vivência desse arquétipo é a impulsividade.


Pratique o desapego aos resultados que com toda a certeza a energia vai fluir de uma maneira mais assertiva.


No mercado de advocacia se usa muito esse termo de nadar com os tubarões; entre outros ditados populares nesse nível; é importante pontuar que ser estrategista nem sempre vai proporcionar tempo para pensar no ataque e muito pelo contrário é necessário a agilidade.



Competição x Arquétipo do Tubarão


Ao aterrar neste arquétipo você vai observar uma necessidade de competição, que está muito relacionada com as linhas logo acima. Existem momentos da nossa vida que não existe tempo para ficar pensando na melhor decisão e se escolhemos nadar com os tubarões é pontual ter esse sangue competitivo na veia.


Reforçando aqui, praticar o desapego aos resultados te liberta do peso, entretanto não significa que você desistiu de ser o melhor ou o melhor no que vem fazendo. Estamos em uma guerra e não se trata de uma democracia e sim de uma hierarquia. Competir é natural, desde que você não queira passar por cima de seus valores com baixa conduta. Está tudo bem.



Lado Sombra do Arquétipo do Tubarão


Depoimentos relatam um despertar da agressividade, ansiedade e língua afiada no aterramento desse arquétipo.


Eu não acredito em lado luz ou sombra, entretanto eu busco separar em meus artigos para que fique mais claro a sua compreensão.


Segundo estudos, as sombras que eclodem são da própria pessoa e se o Arquétipo do Tubarão é um arquétipo alto, com velocidade na ação e com estratégia no ataque fica praticamente impossível ele colocar tudo o que conquistou a perder com agressividade, ansiedade ou língua afiada.


Vamos por partes, a agressividade é natural em arquétipos com uma energia mais alta. Perceba comigo, que se estamos estudando arquétipos para crescer e evoluir o nosso compromisso é seguir evoluindo e não retroceder; ou seja; eu pego essa agressividade e vou correr, praticar boxe ou algum esporte radical que coloque essa energia para fora.


Engolir a energia ou colocar embaixo do tapete vai gerar somatização lá na frente. Por outro lado, sair descontando em pessoas só pelo prazer de dizer foi o Arquétipo do Tubarão que me deixou assim, te condiciona ao famoso MiMiMi que não quer crescer e sim se esconder atrás de um pensamento mágico, amuleto ou sabe-se mais o que.






Seguindo, a pessoa comenta que ao ativar o Arquétipo do Tubarão ela ficou mais ansiosa, óbvio que um arquétipo alto vai querer se movimentar. Voltamos ao habitat natural do Arquétipo do Tubarão que segue nadando mesmo enquanto ele dorme.


A ansiedade é natural em todas as pessoas, não é uma doença no meu ponto de vista e segundo a minha verdade. A ansiedade foi pontuada como doença, seguindo nessa linha de raciocínio essa preocupação com o futuro é porque a pessoa não está ancorada no seu presente.


Sabendo disso, procure treinar a sua mente para se manter no presente. Acredite, é treino e não é fácil até você começar a estabelecer uma rotina para você se manter no presente.


Dentro dos processos de Coaching ou Mentoring, eu venho trabalhando com essas metas e acredito que ninguém nasce pronto. É de fundamental importância ter um acompanhamento nos primeiros passos e depois que você aprende, seguir sozinha é natural.


Não é o Arquétipo do Tubarão que ativou a sua ansiedade, ela estava em algum lugar dentro de você entretanto você não dava a atenção para ela, procure se manter no momento presente.


Para finalizar, em alguns relatos é pontuado a língua afiada em respostas aos outros. Isso mesmo, o Tubarão é um animal com dentes afiados e sabendo disso você pode organizar estratégias e manter a educação mesmo em momentos de ataque.


Por vezes, as pessoas vão passar do limite e as respostas vão ser afiadas e está tudo bem. Não se preocupe com pessoas que realmente precisavam de uma resposta mais firme. Preste atenção, em não fazer isso com quem não merece.


O Arquétipo do Tubarão é estrategista e ágil, não vai querer colocar tudo a perder por um momento de adrenalina. Lembre-se, você está estudando sobre arquétipos e não é mais inocente nas ativações.


A contabilidade do universo está sendo realizada, você querendo ou não.


Caso aconteça que passe dos limites, retorne ao ponto de partida e pede perdão, reiniciei um bom diálogo quando necessário. O Arquétipo do Tubarão, não costuma pedir desculpas do que fez e nesse caso é tudo uma questão de percepção. Analise o que vale mais a pena no momento para você.


Você escolheu um arquétipo alto e quanto mais você subir nos estudos dos poderes dos arquétipos, mais vai ser convidada a servir e ajudar com excelência.


“Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado”. Lucas 25:09


Curtiu?


Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão.


Forte abraço!

Patricia Lima



P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.



























Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page