top of page

Arquétipo do Gavião

Atualizado: há 5 dias


O Gavião é um animal de poder que simboliza a Energia Feminina Alpha, apresentando características especiais e poderosas.

Saiba mais sobre o Arquétipo do Gavião ficando comigo até o final deste artigo.






É comum algumas pessoas confundirem os arquétipos como o Gavião, Águia, Carcará ou Falcão devido a sua imagem em fotografias, acontece que existe diferença em seu tamanho, voo e até a forma que cada um vai abater uma presa.

Gavião é o nome que popularizou algumas espécies de águias falconiformes pertencentes às famílias Accipitridae e Falconidae, em específico dos gêneros Buteo e Buteogallus e Leucopternis.

O Arquétipo do Gavião pertence à família Accipitridae. Verdadeiras aves de rapina com bicos bem curvos, garras extremamente afiadas o que possibilita abater a presa. A informação preciosa na ativação desse arquétipo é a sua visão ampla e audição apurada.

Gaviões são semelhantes às Águias e possuem uma enorme variedade de formas e tamanhos. Sendo predadores ativos, podendo ser observados em todos os continentes menos na Antártida.

Águia

Gavião

Falcão

Carcará

  • Aves de Rapina que variam pelo seu tamanho de porte médio e Grande.

  • Aves de Rapina da mesma família das Águias e se distingue pelo porte menor e médio.

  • Voo acrobático e um voo mais plano;

  • Asas mais largas e arredondadas.

  • Abate a presa com as garras.

  • Aves de Rapina de pequeno e médio porte;

  • Asas pontiagudas e abatem a presa pelo bico;

  • Voo direto e um voo com mais velocidade;

  • A ave mais Rápida da Terra;

  • Abate as presas com o bico.


  • Também conhecido como carancho, caracaraí, gavião-de-queimada e gavião-calçudo. Um parente distante dos falcões.

Campos mais fechados.

Campos mais abertos.


As fêmeas são mais fortes do que os machos, nessa linha de raciocínio que a energia em destaque é a energia feminina em equilíbrio. O importante aqui é reforçar, que todos independente do gênero que afirma tem as duas energias; a feminina e a masculina; em sua maioria está em desequilíbrio.

A corrida do ouro é realmente equilibrar essas energias, no verdadeiro caminho do autoconhecimento, de fora para dentro até chegar no centro onde vamos conseguir a conexão direta com a fonte criadora.

Frequências do Arquétipo do Gavião


  • Energia Feminina;

  • Energia Solar;

  • Dopamina;

  • Clarividência;

  • Clariaudiência;

  • Visão de Longo Alcance;

  • Estrategista;

  • Empreendedorismo;

  • Nobreza;

Curiosidade do Arquétipo do Gavião

Devido a sua nobreza vem sendo carregado no punho, simbolizando os poderes do sol e a nobreza da ave.

No xamanismo, o Arquétipo do Gavião está relacionado com a verdade. Perceba, como o Gavião está conectado com a força do sol onde existe uma clareza no caminho, nesse caso na ativação desse arquétipo poderoso é provável você começar a enxergar coisas que até então estavam ali, entretanto você não notava.

Além disso, em alguns mitos egípcios encontram-se relatos de que quando uma pessoa morria, poderia voltar ao mundo dos vivos na forma de um Gavião. Imagens de Hórus, é representada por um Gavião/Falcão em algumas versões que divergem dessa nomenclatura; importante pesquisar profundamente antes de ativar.

Segundo os meus estudos, o mais importante é analisar a forma da caça de cada espécie e como é realizado os voos. Uns dentro de matas e florestas mais fechadas enquanto outros em ambientes mais abertos. No mundo dos negócios, pode fazer diferença na vivência.

Na mitologia grega o Arquétipo do Gavião está relacionado ao poder de Zeus.



A Dopamina x Arquétipo do Gavião


Ao ativar o Arquétipo do Gavião você vai entrar em contato com altas doses de dopamina que por vez é um neurotransmissor do clã das catecolaminas.


Os neurotransmissores desse clã entram no sistema nervoso central e impactam de forma considerável a nossa energia. Atuando em nossas emoções e foco, nos proporciona vontade de ir atrás e fazer acontecer.


Alguns estudiosos aconselham o famoso jejum de dopamina, sinceramente não vejo relevância nessa orientação, até porque onde tem dopamina tem ação.


Sabe-se que algumas pessoas quando aterram no Arquétipo do Gavião ficam irritadas ao extremo, nesse caso; eu venho pontuando que não adianta você ativar essa potência para ficar sentada assistindo netflix.


O universo, não tolera preguiça, ao menos que seja o seu ócio criativo, a preguiça somando com a dopamina na ativação do arquétipo vai com toda a certeza te gerar stress e dores de cabeça.


Esse jogo é para gente grande, procure saber onde está pisando e se está preparada para aguentar o tranco, porque o Arquétipo do Gavião vai te tirar da zona de conforto e logo de ser servida para trabalhar e servir melhor.


Algumas pessoas têm pavor da palavra trabalho e é isso que um arquétipo alto proporciona, vontade de trabalhar mais e servir melhor. Com estratégia, visão e liberdade de ir e vir.


Você encontra diversas parábolas na bíblia onde é orientado que “quanto mais é dado, mais é cobrado.” Lc 12 39-48



Lado Sombra do Arquétipo do Gavião


A solitude, em alguns momentos na nossa vida é importante. Perceba, que no tumulto fica difícil ouvir a voz da nossa intuição e uma pessoa que não consegue ser feliz sozinha dificilmente vai alegrar a vida de outras.


Acredite, desenvolver a solitude é uma chave que vira na ativação do Arquétipo do Gavião, para algumas pessoas a nomenclatura correta é a solidão, entretanto existe uma distância bem ampla entre uma coisa e outra.


A solidão é uma angústia em ficar só, logo a solitude é um momento em estar só e fazer uma espécie de laboratório onde é removido coisas e pessoas que não cabem mais. Assim, no meio da solitude a criatividade tem liberdade de eclodir, proporcionando que a paz equilibre a sua saúde mental e espiritual.


Na solitude você cria, você estuda, você tem novas ideias. Percebe como essa sombra que muitas vezes vem com um nome diferente pode ser uma potência poderosa no caminho do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.



Relacionamentos x Arquétipo do Gavião


Analisar em qual ponto o seu relacionamento se encontra.


Pense comigo, se você já é uma pessoa autoritária a potência do Arquétipo do Gavião vai aumentar essa energia no seu campo. Sabe-se que em um relacionamento precisa haver uma via de mão dupla; ou seja, uma troca.


Você vai sentir tesão em um banana, que só diz sim para você e mesmo que você esteja se afundando fique passando a mão em sua cabeça?


Imagine comigo, você autoritária ao extremo segue dias tratando mal o seu companheiro. Agora, acredita mesmo que ele vai continuar nutrindo amor e companheirismo por uma megera mandona?


Eu entendo, que na ativação do Arquétipo do Gavião o autoritarismo pode sim eclodir. Entretanto, você pode treinar em manter o equilíbrio para conquistar suas metas e não afundar os seus relacionamentos.


Olhando para outro ponto de vista, se você está em um relacionamento abusivo e de alguma forma hipnotizada pelas histórias que ele te contou. Existem, mulheres que estão presas em relacionamentos devido a algum encantamento ou hipnose que o parceiro aplicou. Porém, isso é assunto para um outro artigo.


Ao aterrar no Arquétipo do Gavião, você vai encontrar forças para sair do controle desse embuste e viver a liberdade que você sonha por tanto tempo.


Por isso, acredite em mim. Autoconhecimento é para sempre e exige um tempo para você fazer as suas escolhas de uma forma mais assertiva.



Como Ativar o Arquétipo do Gavião


Escolha imagens do Gavião ao ar livre e de preferência caçando. Procure estudar sobre o seu habitat natural para absorver informações complementares. Acredite, o próprio arquétipo vai te direcionar.


Eleve a sua vibração em todo o tempo, uma leve distração pode te direcionar a ponta negativa do Arquétipo do Gavião.


Exercícios com música, uma dança ou uma atividade que você tenha prazer é interessante você colocar na sua rotina.



Curtiu?

Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão.


Até Logo!

Patricia Lima

Facilitadora de Arquétipos e Planejamento



P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.










Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Que show... Gostei muito...parei aqui, porque achei que o arquétipo do Carcará, era o mesmo arquétipo do Gavião.

Like
bottom of page