top of page

Arquétipo do Cupido O Deus do Amor

Atualizado: 8 de set.


O Arquétipo do Cupido normalmente é representado por um menino ou jovem alado com asas que possui um arco e flecha. Na mitologia romana é chamado de Eros.


Inclusive, era uma figura muito bonita e encantadora, considerado irresistível. O seu mito, o apresenta como filho de Vênus (Afrodite), deusa da bondade e do amor, e de Mercúrio (Hermes), um deus mensageiro.


Curtiu? Então fique comigo até o final desse artigo sobre o Arquétipo do Cupido o Deus do Amor.





Outra versão que você encontra do mito de Eros, é que ele foi fruto da união de Afrodite e Ares. Além dele, o casal teve mais seis filhos: Anteros, Deimos, Fobos, Harmonia, Himeros e Pothos.


As flechadas de Cupido unem os corações e fazem os casais se apaixonarem. Ele carrega as flechas das atração e da repulsão, o que acaba criando um pouquinho de confusão.


  • “Eros” significa “desejar com muito amor”.

  • Os termos “erótico” é originado desse deus.

  • Dentro da psicanálise, Eros representa o desejo sexual e a paixão.

  • Erotes são os filhos alados de Afrodite: Eros, Anteros, Pothos e Himeros.

  • Eros foi retratado na obra Teogonia do poeta grego Hesíodo, nesse caso, como filho do Caos.


O Arquétipo de Eros é diferente de Anteros (vendas nos olhos), que em outro momento vou pontuar e existe diferença nos resultados.


A pessoa que aterra nesse no Arquétipo do Cupido, pode atrair relacionamentos do se passado e normalmente retorna o que você amou mais.



Sobre o Mito do Arquétipo do Cupido



O mito nos apresenta uma romance entre Eros (amor carnal) e Psiqué (nossa alma) o que detalha que existiu uma lenda onde uma mortal seria mais bela que Afrodite.


Nesse caso, Afrodite direciona Eros para a mortal se encantar por um monstro, os pais da jovem até colaboram mesmo sem querer com esse desenrolar da história.


No caminho Eros errou a fechada e venho atingir-se e se apaixonou perdidamente por Psiqué o que não era muito difícil a jovem era realmente encantadora.


No romance, Eros e Psiqué fazem um acordo de nunca ela conhecer o seu rosto e o casal seguiu muito feliz até que a jovem compartilha a sua felicidade com a família e de certa forma sendo contaminada pela curiosidade dos outros, foi desafiada a conhecer a face do seu grande amor.


A jovem Psiqué, pegou uma vela e foi até onde Eros dormia e iluminou o seu rosto ficando encantada com tamanha beleza acabou derramando uma gota da vela queimando e assustando Eros, esse ficou desiludido indo embora dizendo que o amor não pode existir com desconfiança.



O Amor de Psiqué é Colocado á Prova por Afrodite



Arrependida, Psiqué vai em busca do seu amado sendo colocada a prova por Afrodite, perceba que foi carregada de desafios pesados e praticamente suicidas.


Exausta, Psiqué adormece e nesse meio tempo Eros vendo o esforço da jovem solicita ajuda de Zeus no monte Olimpo mas essa ajuda nem era tão necessária porque a jovem cumpre praticamente todos os desafios e no último ao invés de entregar a Afrodite, ela mesma desfruta.


Logo essa atitude transformou Psiqué em uma imortal, conhecida como a deusa da Alma.


Muito romântico né, mas no meu ponto de vista manipular pessoas para ficar perto de nós é um encantamento e nesse caso o Universo vai cobrar de quem a utilizar.


Fica praticamente impossível não tocar no livre arbítrio do outro.


Perceba, que se a pessoa te ama ela não vai precisar da energia para se aproximar de você e cedo ou tarde vocês vão estar juntos mas se ela estiver em outro relacionamento vai pensar em você o tempo todo porque você está ativando a energia do Arquétipo do Cupido que acaba atraindo relacionamentos passados.


Na prática, cada um vai colher o que plantar.


Uma forma inocente de manipular as energias é as orações (pensamento + sentimento = materialização), pessoas se iludem que foi Deus que abençoou mas foi a manipulação dela mesma que faz a mágica acontecer e muitos dos caso acaba trazendo mais dor e sofrimento.



Atenção na Ativação do Arquétipo do Cupido



Esse arquétipo eu o considero muito perigoso, oriento cautela na sua manipulação.


Uma flechada com o veneno do amor para unir duas pessoas não soa meio estranho e eu parto do princípio do próprio emaranhamento de outros romances, sempre tem aquele que você não quer ver nem pintado de ouro e do nada...


Perseguições todos os dias, muita cautela.


Curtiu?


Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão de Coach 100% online.


Forte abraço!

Patricia Lima Coach



Fonte:


Artigos:



P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.































































1.086 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page