top of page

Arquétipo de Zeus - O Todo Poderoso do Monte Olimpo

Atualizado: 13 de fev.


Arquétipo de Zeus, ele foi o deus do céu, do raio, do trovão, da lei, da ordem e da justiça. Inclusive o primeiro adorado pelos gregos, depois pelos romanos (que se referiam a ele como Júpiter), e depois por outros povos de muitas partes do mundo.


Saiba mais, ficando comigo até o final desse artigo sobre o Arquétipo de Zeus o Todo Poderoso do Monte Olimpo.











Filho de Cronos e Reia, com todos os significados que esse casal possui. Segundo a mitologia grega, Cronos era o mais novo dos titãs. Inclusive, foi o único que teve coragem de enfrentar o próprio pai, Urano.


Após derrotar o próprio pai, Cronos assumiu seu lugar e se tornou rei dos deuses. Em seguida, seus filhos com Reia, geram a segunda geração de deuses gregos, os moradores do Olimpo.


Assim como o titã derrotou seu pai, ele temia que seus filhos fizessem o mesmo. Portanto, começou a devorar cada um de seus filhos logo após o nascimento.


O deus Zeus foi criado longe do Olimpo e quando cresceu enfrentou seu pai obrigando-o a tomar uma bebida mágica, fazendo com que todos os seus irmãos que foram devorados voltassem com vida. Assim ele conheceu Deméter, Poseidon, Héstia e Hades. Sua outra irmã, Hera, também havia escapado pai.


A mitologia conta que o deus Zeus também libertou os irmãos de Cronos, que foram presos por ele, e em troca, recebeu o raio que se tornou sua arma.



Sobre o Arquétipo de Zeus


A ativação desse arquétipo exige muita habilidade e destreza; por questões óbvias; eu em particular não imagino o deus Zeus sentado assistindo uma série ou no boteco tomando uma cachaça.


Na vivência, o caminho é sair da zona de conforto e tomar atitudes de liderança. Para liderar você precisa servir e a sua vida vai refletir o número de problemas que você resolve. Nesse caso, Zeus na história colabora com a comunidade.



Lado Luz do Arquétipo de Zeus


  • Sabedoria

  • Justiça

  • Clareza

  • Ação



Símbolos do Arquétipo de Zeus


  • Águia

  • Touro

  • Raio

  • Trovão



Na Prática Arquétipo de Zeus


Perceba, que junto com o poder, veem uma série de responsabilidades e no caso ele segue servindo a todos com poder e força. Você pode fazer a leitura e análise de livros sobre governo e liderança.


O poeta grego Hesíodo descreveu Zeus como um deus que "trouxe a paz no lugar da violência" e se referia a ele como o "senhor da justiça".


Entre suas habilidades encontra-se a capacidade de imitar as vozes, assim como de transformar a sua aparência, se transformando em animais ou em outras personalidades.


Aprimorava suas habilidades ao conquistar mulheres por onde passava, se alguma delas o rejeitava ele disfarçava-se e em seguida dava o bote. Para seduzir suas muitas delas, ele se transformava em um Cisne de Leda e o Touro da Europa.

Quando irritado, Zeus podia transformar pessoas em outros formatos. Ele também lançava raios sobre a terra ou mandava tempestades.



Seguindo na Mitologia Sobre o Arquétipo de Zeus


Um forte aliado era seu cavalo Pégaso, na mitologia vem com muitos significados e somando com uma águia que era adestrada a recolher os raios de Zeus, quando esse os lançava.


Segundo alguns inscritos do poeta Hesíodo, deus Zeus era despreocupado, gostava de se divertir. Inclusive, era considerado sábio, justo, misericordioso e prudente. Uma das características forte da personalidade do Arquétipo de Zeus é que era imprevisível.


Perceba, que o deus Zeus não era um deus fiel à sua esposa deusa Hera, e teve filhos com diferentes mulheres.


Sua relação infiel resultou em muitas criaturas heroicas e conhecidas da mitologia grega, como Hércules, Apolo, Hermes, Perseu, Minos, Ártemis e Perséfone.


Conhecido como o o deus do trovão se casou três vezes, pela primeira vez com a deusa da prudência Métis, origem de Atena. Em seguida com Têmis; a deusa da justiça;


Após e finalmente com a deusa Hera (deusa do casamento).


No mundo dos negócios, cedo ou tarde vamos passar por esse arquétipo e estudar para alinhar as frequências é uma maneira leve de acessar e evitar a ponta negativa. Lembre-se com o poder é notável grandes responsabilidades.


Um exercício bacana de se fazer é observar a imagem e anotar todos os símbolos que ela remete, em seguida fazer a pesquisa profunda dos símbolos. Muitas informações podem ser acessadas dessa forma.


Curtiu?


Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão.


Forte abraço!

Patricia Lima



P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.























Posts recentes

Ver tudo
bottom of page