top of page

Arquétipo de Afrodite a Deusa do Amor

Atualizado: 13 de mai.


O Arquétipo da deusa Afrodite pode te ajudar a focar no presente, ela faz parte do Panteão Grego e aparece como protagonista em diversos mitos. Inclusive, na mitologia romana ela é a deusa Vênus também cultuada em Corinto, Esparta e Atenas. Afrodite nasceu na ilha de Chipre, para falar do seu nascimento tem registros de duas histórias.


Para saber mais, fique comigo até o final desse artigo sobre o Arquétipo da deusa Afrodite.







Arquétipo da Deusa Afrodite na Mitologia


Por Hesíodo, a deusa Afrodite nasceu das espumas do mar, imagine que incrível a bela surgindo das espumas brancas do mar na ilha de Chipre.


Diz que logo após Cronos cortar os órgãos de Urano (seu pai) e jogá-los ao mar, nasce a sensual e bela deusa Afrodite.


Segundo Homero, versão mais tradicional, a deusa Afrodite foi filha de Zeus (deus dos deuses) e Dione (deusa das ninfas).


A deusa Afrodite casou-se com o deus do fogo, Hefesto e conquistou alguns amantes; deuses e mortais; de suas aventuras foram gerados vários filhos.


Com o deus Apolo teve o filho Himeneu (deus do casamento), e com Dionísio o deus do prazer, das festas e do vinho, teve o filho Príapo, o deus da fertilidade.


Perceba que o mito apresenta a deusa Afrodite gerando um filho do mortal Anquises, que foi chamado de Enéias, e que foi um herói da Guerra de Tróia. Seduziu outros mortais como Adónis, Faetonte e Cíniras.


Com Ares, deus da guerra, teve diversos filhos, como Eros, Anteros, Deimos, Fobos, Harmonia, Adrestia, Himeros e Pothos.


Com Hermes, o deus mensageiro, a deusa Afrodite gerou o deus Hermafrodito (mistura dos nomes dos pais), que tinha como características, além da beleza dos pais, os órgãos sexuais de ambos os gêneros.



Lado Luz na Ativação do Arquétipo da Deusa Afrodite:


  • Alquímica;

  • Amor;

  • Beleza;

  • Criatividade;

  • Sexo;

  • Sedução;

  • Materialização;

  • Desejo;

  • Possuir;

  • Magnetismo Pessoal;

  • Poder de Persuasão;

  • Fertilidade;

  • Equilíbrio Emocional;



Lado Sombra na Ativação do Arquétipo da Deusa Afrodite:


  • Poligamia;

  • Promiscuidade;

  • Gravidez não Planejada;

  • Ciúmes;

  • Atrair relacionamentos que gere agressividade;

  • Infidelidade;

  • Excessos no cuidado com a Aparência;

  • Não saber perder a posição de destaque, perseguindo sem limites a sua possível concorrente;

  • Machismo;


Quando Afrodite é Negada


Muitas "Afrodites" crescem em educação que condena a sexualidade feminina, até hoje existem culturas que punem severamente mulheres mais sensuais e na somatização de colocar Afrodite embaixo do tapete são crises severas de ansiedade e depressão.


Em consequência perder a identidade extrovertida que a conecta com as sensações e a sexualidade pode distanciar Afrodite de cumprir o seu propósito.


O trabalho é contínuo de autoconhecimento em características específicas da qual Afrodite deseja desenvolver ou refinar, colocar luz na sombra fortalece a identidade de Afrodite possibilitando uma vida de realizações.


Quando Afrodite é negada, pode passar por longos períodos de endividamento. Como o foco está no presente, acaba comprando coisas que chamam a atenção e liberam sensações momentâneas comprometendo o seu futuro.


Quando Afrodite cria consciência, busca racionalizar suas decisões de compras e investimentos evitando comprometer o seu orçamento.


Exercícios de meditação e registros do seu comportamento podem auxiliar nesse processo.



Afrodite no Tarot Mitológico


A carta Os Namorados no Tarot, simboliza o momento da nossa vida que Afrodite nos convida a vivenciar um grande desafio e na maioria das vezes a escolha do amor é marcada na tiragem desta carta.


Nossos valores também ficam enraizados nesse momento, porque tudo na vida é uma decisão e não podemos negligenciar por menores que sejam.


Em determinados momentos é muito fácil colocar a culpa de nossas decisões no outro, entretanto o conflito aparente é resultado de uma decisão por mais simples que tenha sido ela.


Na mitologia grega, encontramos o momento que Páris precisa escolher a mais bela em um concurso de beleza, no caminho Páris procurou meios de fugir desse momento.


Quando o grande dia do concurso de beleza chegou, Páris precisou escolher entre Afrodite, Atena e Hera.

Durante o concurso de beleza, cada deusa ofereceu algo em troca da decisão do jovem. Afrodite ficou nua e entregou o cálice do amor que aparece no naipe de copas simbolizando os relacionamentos. Atena uma espada que aparece no naipe de espadas, o poder da mente e Hera o globo do mundo, a autoridade terrena e ética de Zeus o Imperador do Tarot.


A escolha de Páris resultou na Guerra de Tróia ao escolher Afrodite.


Como Páris, muitas vezes colocamos a culpa nos outros das nossas escolhas e o autoconhecimento nos coloca de frente ao culpado. Como diz no filme "O Revólver - o inimigo se esconde no último lugar que decidimos procurar."


Na ativação do Arquétipo da deusa Afrodite, vivenciar o mito é uma consequência da ativação. O Poder está em saber qual mito estamos vivendo e jogar as cartas certas para o final que desejamos materializar.


Sem conhecer o seu mito, fica confuso esse caminho do poder dos arquétipos. Na tiragem do Tarot, tudo é inclinação e pode ser alterado.


Como dizem, o conhecimento é poder.



Arquétipo da Deusa Afrodite na Prática


Na ativação do Arquétipo da deusa Afrodite, deixamos de sofrer por amor até porque os relacionamentos de Afrodite geram o desejo mútuo. Apesar de algumas leituras distorcer alguns cenários quando escritos por homens.


Como deusa alquímica, Afrodite desfruta das energias das deusas virgens como Atena, Ártemis e Héstia e das deusas vulneráveis como Hera, Deméter e Perséfone.


A consciência de Afrodite é enfocada e contudo receptiva, os relacionamentos acontecem para gerar vida e nem sempre um nascimento de uma criança, pode ser um projeto, uma arte ou até uma nova melodia.


Os relacionamentos com a visão de Afrodite seguem com o foco no presente, muitas vezes rápidos e intensos.


Na ativação do Arquétipo da deusa Afrodite, colocamos o foco no outro e o mesmo acredita ser tão belo e atraente como nunca antes.


A comunicação e a criatividade modelam um caminho sedutor onde o outro segue encantado ao estar ao lado de uma Afrodite.


Portanto, o encontro entre duas pessoas é uma verdadeira mistura de mitos, símbolos e histórias onde se perde a noção do tempo ao gerar uma nova vida.


O outro anda vagueando com uma visão e fé no próprio sonho até encontrar um útero próspero e acolhedor de uma consciência vivificante de Afrodite.


Assim como, Afrodite deu vida a estátua construída por Pigmaleão, onde as misturas alquímicas podem gerar uma vida desde que encontre um útero receptivo à gestação.



Símbolos Arquetípicos da deusa Afrodite


  • Pombas;

  • Cisnes;

  • Maçã Dourada;

  • Romã;

  • Rosas Vermelhas;

  • O Nascimento de Vênus - Botticelli



Como Ativar o Arquétipo da Deusa Afrodite


Toda vez que você estudar e registrar suas informações, vai estar em contato e ativando o arquétipo.


Busque experiências sensoriais e sexuais como sons, fragrâncias e texturas. Inclusive, separe um diário para registrar a sua experiência.


Procure fazer o que gosta, mesmo que não agrade os demais, pode encontrar prazer em atividades como arte, escrita e dança.


No contato com novas ideias podem surgir respostas para um projeto parado há tempos e a energia da deusa Afrodite vai te ajudar a desenvolver, ela é foco no presente.


Quando nos conectamos com o presente, tudo é mais intenso e nesse caso novos caminhos podem aparecer na sequência e estar com o foco no presente, pode nos ajudar a aproveitar as oportunidades.


No meu ponto de vista, ativar com equilíbrio é o mais certo até porque o excesso de muito assédio deve tirar a paz e nos negócios lidamos com pessoas que estão com outros arquétipos ativados.


Lembre-se, que arquétipo não é brincadeira, caso decida estudar e ativar entenda cada uma das pontas, luz e sombra.


Curtiu?


Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão.


Forte abraço!

Patricia Lima Coach


P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.






















Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page