top of page

Arquétipo da Medusa

Atualizado: 21 de jan.

Existem momentos da vida onde passar despercebida era o melhor a fazer, escolhas erradas e a falta de perdão sufoca um coração livre até o desfecho final de um rompimento de limites. Nesse caso, quem paga a conta é quem deixou os limites serem rompidos.


Saiba mais nesse artigo completo sobre o Arquétipo de Medusa.


Arquétipo da Medusa






Mito de Medusa


Segundo a mitologia, Medusa era filha de Fórcis e Ceto; divindades marinhas em algumas culturas; também irmã de Esteno e Euríale, onde juntas eram conhecidas como Górgonas.


"A forma tripla não é primitiva, é apenas um exemplo de uma tendência geral que faz de cada deusa, uma trindade, o que nos deu as Horas, as Graças, as Semnas, e diversas outras tríades. Parece imediato e óbvio que as Górgonas não são três, mas sim duas. As duas irmãs que não foram mortas são meros apêndices existentes pelo costume; a Górgona verdadeira é a Medusa.” Harrison como referência acreditava que existiu somente Medusa, como faces de um mesmo arquétipo.


O poeta romano Ovídio, a descreve como uma bela mulher de cabelos longos que despertava o interesse de todos por onde ela passava. Inclusive, essa versão apresenta Medusa como uma sacerdotisa do templo de Atena.


Estava Medusa no templo de Atena quando era visitada por Poseidon; deus dos mares; o romance tem algumas versões, conta-se que Medusa amava Poseidon e outra versão descreve um estupro nesse mito.


Quando Atena descobre o ocorrido fica furiosa e castiga Medusa transformando-a em uma Górgona, o que fez de Medusa um monstro com rosto envelhecido e cabelos de serpentes como a conhecemos hoje.


No mito, Medusa é decapitada por Perseu que com a estratégia, espada e escudo de Atena, as sandálias aladas de Hermes e o elmo de invisibilidade de Hades consegue destruir Medusa em um de seus desafios como herói mitológico.


O mito encerra com o sangue de Medusa sendo derramado na terra e dele nasceu Pégaso; o cavalo alado; que com sua simbologia nos direciona com velocidade e força para alcançar nossos objetivos. Medusa também estava grávida de Crisaor, o gigante dourado.


Nas mitologias existem várias versões, entretanto todas bem entrelaçadas em sua simbologia, na ativação do Arquétipo de Medusa você pode pesquisar sobre e acessar a frequência que mais te conecta com o seu propósito.


Lado Luz do Arquétipo de Medusa


  • Proteção

  • Força de Vontade

  • Elevação

  • Poder Pessoal

  • Cura

  • Transmutação

  • Vencer a Rejeição


Proteção com o Arquétipo de Medusa


As imagens da Górgona Medusa decoravam os telhados dos templos gregos com o único objetivo de afastar espíritos negativos. Entre as mais famosas imagens encontramos frontões do Templo de Ártemis; a quarta maravilha do Mundo Antigo; na ilha de Éfeso.


Ao ativar o Arquétipo da Medusa, você vai sentir um campo de proteção mais forte; ou seja; as energias densas não conseguem invadir o seu campo energético.


Quando percebemos um sono excessivo, preguiça e vontade de procrastinar normalmente existe uma invasão no nosso espaço e aqui o Arquétipo da Medusa faz um blindagem evitando esses assédios.


A proteção da nossa mentalidade, em 1940 Sigmund Freud publicou um artigo com o nome de “A Cabeça de Medusa” onde abordou a castração; quando a criança descobre a sexualidade maternal e a rejeita; Medusa vem como uma direção para o amadurecimento.

A nossa batalha é metal, identificar possíveis ataques nos nossos pensamentos e administrar o que lemos, ouvimos e assistimos pode nos colocar em outro nível.


Nossos sonhos e projetos podem ser castrados ou interpretados como impróprios gerando sombras durante o processo.


O amadurecimento na ativação do Arquétipo da Medusa pode ser o impulso que você buscava para proteger a sua mentalidade.



Força de Vontade com o Arquétipo de Medusa


Medusa quando foi punida pela deusa que ela servia, ativou a força de vontade durante a sua jornada.


Medusa era sacerdotisa de Atena, foi preparada para esse momento exercitando disciplina, sabedoria e força de vontade durante todos os seus dias.


Ao ativar o Arquétipo da Medusa, busque fazer o que precisa ser feito mesmo sem vontade. Agora você vai ressignificar a narrativa e dizer eu posso, eu sou e eu consigo.


A vontade vai surgir com a força.



Elevação com o Arquétipo de Medusa


A elevação é mental, as serpentes sobem da terra (dos pés) para o ar (mente/cabeça) e nesse caso você está potencializada com a ativação do Arquétipo de Medusa.


Sabe-se que os pensamentos criam e quando colocamos pressão congelamos o processo, algo que tinha tudo para dar certo e ao colocar pressão desanda. Nesse caso, não contar para ninguém até estar concretizado seus projetos, porque o seu mental está potencializado.


Vou exemplificar, alguém próximo solta uma frase negativa em cima de um projeto seu e nesse mesmo momento você presta atenção e visualiza a cena. Seu mental está potencializado, elevado e rápido.


Por outro lado, pensamentos positivos geram momentos alegres, felizes e prósperos.


Lembre-se, a batalha está na mente.



Poder Pessoal com o Arquétipo de Medusa


A energia da Medusa vem das serpentes que é um formato fálico, no inconsciente a sexualidade fica mais aflorada.


Como ex-sacerdotisa de Atena, eu acredito que Medusa não era essa mulher que desejava seduzir tudo e todos.


Inclusive, existem alguns relatos que Medusa se vangloriava de ser mais bela que Atena, nesse caso a deusa ficou enfurecida com Medusa.


O que me fez lembrar, que Atena perdeu no concurso da deusa mais bela do Olimpo para Afrodite. Atena não gosta e nunca perde em batalhas.


As serpentes potencializam o poder pessoal e a sexualidade de Medusa.



Cura com o Arquétipo de Medusa


Ao ativar o Arquétipo de Medusa, estamos de encontro com a nossa sombra.


Aquela maquiagem, roupas novas ou festas que antes escondiam a dor e o vazio do nosso ser já não funcionam mais.


Segundo estudos, todas as doenças têm sua raiz em questões emocionais. Na correria do dia a dia que a matrix nos condiciona para não ter tempo de organizar nossas refeições, tomar água ou pausar.


Pessoas estão sendo bombardeadas por novas doenças todos os dias, na ativação do Arquétipo da Medusa você vai vivenciar a cura emocional primeiro e como consequência a cura física.


Nada mais te assusta, porque você vai encarar a sua sombra e como dizem do veneno vem a cura.


Na sombra existe potência, por isso é quando conhecemos os arquétipos que regem a nossa vida desde que nascemos, que a jornada fica mais fácil porque estamos com um mapa nas mãos agora.



Transmutação com o Arquétipo de Medusa


O Arquétipo de Medusa, após colocar luz na sombra, nos coloca de frente com Pégaso; o cavalo alado; ao ressignificar passado, traumas e preconceitos.


Agora é só transmutar a dor em sonhos. Sugiro um exercício, separe um caderno só para fazer essa terapia e registre a data e suas emoções nas seguintes perguntas. Após 21 dias, retorno e responda novamente as perguntas, compare com as respostas anteriores.


Dessa forma você vai decifrar a narrativa que está na sua mente, nesse período. Retorne sempre que precisar resolver algum ponto específico.


  • Quem sou?

  • Onde estou?

  • Que horas são?

  • O que posso fazer com isso agora?

  • Como recomeçar desse ponto?

  • Como desenvolver o amadurecimento nessa fase?

  • Como liberar o perdão aquela situação/pessoa?


Em uma sessão de coaching holístico comigo, descobrimos em qual parte do mito você se encontra. O planejamento somado com sua potência e sombra ressignificada é o esqueleto do seu mapa. A jornada fica mais fácil com um mapa.



Vencer a Rejeição com o Arquétipo de Medusa


“A insegurança se refere a um sentimento de dúvida — uma profunda incerteza sobre nosso valor básico e nosso lugar no mundo. A insegurança está associada à autoconsciência e falta crônica de confiança em nós mesmos e ansiedade nos relacionamentos. O homem ou mulher inseguro vive em constante medo da rejeição e em profunda incerteza sobre se seus próprios sentimentos e desejos são legítimos.” — Beth Moore


Na ativação do Arquétipo da Medusa, você desenvolve uma resiliência de enfrentar o não.


A rejeição normalmente se instala após um impacto profundo de uma negativa, por exemplo, um término de relacionamento, o vendedor que não bateu a meta ou uma nota baixa em uma prova.


Para vencer a rejeição você precisa ir ao encontro dela, ao invés de fugir ou se esconder, definitivamente resolver.


No caso de término de relacionamentos, uma conversa intensa e bem esclarecida funciona para não deixar uma ligação invisível entre o casal. A dor do término é mais intensa para a parte que não quer terminar e aqui entra o acompanhamento de um profissional.


O vendedor que não bateu a meta, pode assumir a auto responsabilidade e buscar formas diferentes de fazer as abordagens, indo em busca de novos clientes.


Quanto a prova, faça novamente e busque mais dedicação e empenho dessa vez. Assumir que a nota descreve o quanto você se empenhou é maduro assumir que pode fazer melhor e atingir a nota desejada.


A vida é para os fortes, pessoas fracas ficam para trás lambendo os dedos. Precisamos fazer a nossa parte em cada situação, ou vamos ficar andando em círculos.


O Arquétipo da Medusa, vai te dar o impulso de sair da caverna, entretanto quem vai ter que aguentar todos olhando as suas serpentes na cabeça é você.



Lado Sombra do Arquétipo da Medusa


  • Emocionalmente Fria

  • Insônia

  • Entropia Psíquica

  • Relacionamentos Rasos

  • Solidão

  • Energias Densas


Símbolos do Arquétipo da Medusa


  • Serpentes

  • Cavalo

  • Espelho

  • Cor vermelha



Mais Sobre o Arquétipo da Medusa


Na mitologia os personagens somos nós, lembre-se não existe o outro e o outro sou.

Quando colocamos luz na sombra, descobrimos que vem poder dela. Normalmente onde acontece a cura vem o poder de curar outras pessoas.


A frequência do arquétipo vai se conectar com a sua frequência, por isso manter a energia elevada é a primeira regra. O arquétipo é pura luz e por aqui não estou falando de pensamento mágico, amuleto ou sorte e sim muito trabalho de autoconhecimento e renascimento.


Inclusive, por aqui eu sigo o caminho da metafísica e espiritualidade, não é sobre o mito e sim a simbologia que o mito nos direciona, encontramos respostas.


Cada um está vivenciando seu respectivo arquétipo e sabendo qual é fica mais fácil o planejamento dos próximo passos.



Arquétipo de Medusa no Tarot Mitológico


O Tarot apresenta a carta da Justiça como a deusa Atena, quando ativamos o arquétipo é indicado estudar sobre o Arquétipo da Medusa por ser o lado sombra da deusa.


A dualidade só existe na nossa dimensão, Atena é uma das faces de Medusa e ambas se complementam. Inclusive no seu escudo (Égide) Atena carrega a imagem de Medusa que significa força, coragem e superação.


Outros símbolos arquetípicos de Atena são a coruja, a oliveira e a espada. Aqui no blog tem um artigo completo sobre Atena e no canal do youtube uma playlist sobre os arquétipos da Mitologia Grega.


Curtiu?


Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão.


Forte abraço!

Patricia Lima



P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.











Posts recentes

Ver tudo
bottom of page