top of page

ARQUÉTIPO DA ARANHA - Independência, Prosperidade, Foco e Criatividade

Atualizado: há 5 dias

O

O Arquétipo da Aranha vem com a energia de independência, prosperidade, foco e criatividade.


Saiba mais nesse artigo completo sobre o Arquétipo da Aranha.










Ativação da Independência com o Arquétipo da Aranha



Ao escolher a sua imagem de conexão é de extrema importância anexar com um ritual de ativação do Arquétipo da Aranha.


A mente não entende a linguagem de palavras e somente a linguagem dos símbolos. Os rituais não significam a adoração ao arquétipo e sim uma comunicação direcionada para que a mente busque no inconsciente coletivo as informações de determinado arquétipo.


O Arquétipo da Aranha nos direciona para uma independência devido ao movimento da aranha, sempre construindo suas teias e em nenhum momento observamos uma aranha parada apreciando a brisa.


Por vezes, você pode ter um trabalho em CLT e uma habilidade manual como artesanato, bolos ou doces, costura criativa ou até mesmo em fazer uma dança, canto ou teatro.


Ao ativar o Arquétipo da Aranha, seu entusiasmo pela arte se renova, mesmo diante da exaustão diária. A energia desse arquétipo se alinha com as habilidades manuais voltadas à sua arte.


Acredite, todo o processo inicia na escolha da imagem.



Ativação da Prosperidade com o Arquétipo da Aranha



Começou a praticar suas atividades manuais ou artísticas nas horas vagas e agora chegou o momento de planejar a sua agenda, lembre-se que ao sentar e organizar a sua agenda para seguir com a prática é somente um mapa.


No acúmulo de tarefas diárias, separar um tempo para fazer o que você gosta é auto cuidado e amor próprio. Perceba, quando não está na agenda qualquer situação extra que apareça pode te tirar o foco do seu processo de praticar.


Nesse caso, selecione uma música instrumental da sua preferência, separe um tempo no início da semana para organizar quando e onde você vai praticar suas atividades manuais ou artísticas.


Aconselho preparar um banho relaxante e tomar um chá com ervas guerreiras para te auxiliar nesse planejamento.


A ativação da prosperidade com o Arquétipo da Aranha despertará formas de gerar renda com o que você já construiu. Praticando suas atividades as ideias surgirão. Agora, você só precisa implementá-las.


Aqui entra o meu trabalho como Coach (facilitadora/treinadora), através das sessões 100% online eu auxilio a fazer o movimento e impulsionar suas ações para concluir o processo. As sessões seguem com materiais complementares e suporte semanal. Saiba Mais.


É possível agendar sessões de apenas 30 minutos ou dependendo do caso de até uma hora. Alinhamos as expectativas e organizamos um plano de ação para que a ativação da prosperidade comece com consciência.



Ativação do Foco com o Arquétipo da Aranha



As aranhas quando tecem possuem a habilidade de estar focada no trabalho e assim criam teias irregulares, orbicular e algumas tubulares.


O tempo urge e por muitas vezes dias ruins demoram para passar e dias de sol passam bem rápido. A ativação do foco com o Arquétipo da Aranha vai nos colocar no momento presente.


E por aqui, fica uma dica do filme Groundhog Day — Feitiço do Tempo (1993) em resumo: nossas mudanças precisam eclodir de dentro para fora.


Observando pessoas na sua rotina, conversam de olho no celular e sem olhar nos olhos. No trânsito é um campo de pesquisa sobre foco e sua soma em multas, brigas e acidentes por falta de concentração.


Nos relacionamentos, dificuldades emocionais que parecem surgir do nada, será que vêm do nada ou da falta de atenção nas atividades cotidianas em família, comunidade ou sociedade.


O Arquétipo da Aranha coloca luz em momentos da nossa rotina que deixamos passar despercebido, onde a criança cresceu rápido demais ou o idoso por perto está fragilizado.


Praticar o foco é uma tarefa diária que exige disciplina e um grau de consciência acima da média.



Ativação da Criatividade com o Arquétipo da Aranha



As teias são diferentes, na sua prática com atividade manuais e artísticas vai trabalhar áreas do cérebro que só são acessadas em momentos de relaxamento e alegria.


A criatividade e a inovação são habilidades comportamentais essenciais na nova economia. No entanto, com o ritmo de desenvolvimento do ocidente, torna-se difícil ativar nosso lado criativo.


Os brasileiros são naturalmente criativos, mas o esforço intenso não garante sempre uma qualidade de vida.


A boa notícia é que tudo pode ser desenvolvido, algumas pessoas conseguem sozinhas e outras precisam de apoio. Saiba Mais.


O Arquétipo da Aranha, vai impulsionar o nosso lado criativo e não é um pensamento mágico, é praticar, repetir e organizar o pensamento crítico. Selecionar as melhores ideias exige planejamento e ação.



Arquétipo da Aranha na Mitologia Grega



No mito grego de Aracne, existem duas versões, ambas sugerindo que o orgulho pode prejudicar pessoas talentosas.


A tecelã Aracne vence Atena, conhecida como a deusa da sabedoria, guerreira, estrategista, braço direito de Zeus na mitologia grega.


Aracne, após sua vitória, comemorou e desrespeitou a deusa Atena, segundo o mito. Segue com a deusa Atena transformando Aracne em uma aranha.


A outra versão é que Aracne, tirou a própria vida e a deusa Atena á fez reviver no formato de uma aranha.

Em uma competição sempre existe um vencedor, agora vencer e humilhar a pessoa que perdeu não é um comportamento nobre.


Até porque, a pessoa que perdeu normalmente já está sentindo-se triste por não ter ganho, não faz sentido um ser iluminado ir e pisotear um coração partido pela derrota.


A colaboração e a competição saudável é o caminho mais seguro em momentos como esse, você encontra mais detalhes dentro da mitologia grega.



Arquétipo da Aranha no Xamanismo



Inclusive, no Xamanismo a aranha vem como a figura da Avó Aranha. As características principais é a proteção e o amor incondicional que transita entre os mundos.


O filtro do sonho nasceu com a inspiração das teias das aranhas, simbolizando a cura e a proteção espiritual.


  • O aro, símbolo do círculo da vida;

  • A teia, simboliza os sonhos;

  • No centro, representa a força do Grande Espírito (Eu Sou);

  • A pena é o ar e o movimento da vida;


Não é o meu objetivo esgotar o tema, existem oficinas que ensinam a fazer o seu próprio filtro dos sonhos.


Segundo o Xamanismo, quando uma aranha deixa uma teia firme em partes da casa é importante mantê-la firme até desabar, e assim limpar. Somente quando a teia desaba, o trabalho de limpeza espiritual no local foi concluído.



Arquétipo da Aranha e a África



Em mitos e lendas na África, encontramos Ananse (Anansi), um deus malandro e corajoso, em sua simbologia encontramos o Arquétipo da Aranha. Com características semelhantes ao que já foi descrito até aqui.



  • Foco;

  • Metas;

  • Planejamento;

  • Inteligência;

  • Estratégia;

  • Habilidades Manuais;

  • Comunicação Assertiva;

  • Negociação e Influência;



Diz a lenda que Ananse desejava ter histórias para contar e somente o deus dos céus tinha histórias para contar. Ananse desenvolve sua teia de prata até o céu e demonstra interesse em comprar elas do deus dos céus.


O deus dos céus, conhecido por Nyame, concordou em negociar as histórias com Ananse e entregou para ele três tarefas difíceis, com o objetivo de desestimular Ananse em conseguir comprar as histórias.


Na lenda, tudo ocorre bem e Ananse conquista as histórias de Nyame, segue um trecho com minhas palavras encontrado com mais detalhes nas lendas africanas.


"O leopardo, Osebo com dentes afiados, os famosos marimbondos conhecidos por Mmboro, que picam como se fosse fogo e a fada Moatia nunca vista pela humanidade. Também a mãe de Ananse, Ianysiá.


O deus dos céus, Nyame ficou muito feliz e avisou a todos: - Ananse, trouxe o valor que exigi pelas minhas histórias, agora elas pertencem a Ananse e serão conhecidas por todo o mundo como histórias do Homem Aranha. Alegrem-se!


Ananse, maravilhado, desceu por sua teia de prata levando consigo o baú das histórias até o povo de sua aldeia, e quando ele abriu o baú, as histórias se espalharam pelos quatro cantos do mundo, chegando até aqui."



Arquétipo da Aranha e a Cultura



  • O Homem-Aranha, da Marvel Comics, representa o lado luz e sombra do Arquétipo da Aranha em diferentes cenários no decorrer dos episódios.


  • O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien, Shelob é uma terrível aranha enorme que traz medo com a simbologia do lado sombra do Arquétipo da Aranha.


  • Charlotte’s Web de E.B. White, Charlotte é uma solidária aranha que salva a vida do porquinho Wilbur, revelando o lado luz do Arquétipo da Aranha. Características de proteção, cura e amor incondicional.



Representação no Inconsciente Coletivo do Arquétipo da Aranha



Carl Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço, afirma que os arquétipos se comunicam com o inconsciente coletivo, independentemente da cultura. No Arquétipo da Aranha, podemos formar um raciocínio como se a aranha simbolizasse nosso Self (Eu).


A aranha simboliza o equilíbrio entre diferentes expressões da nossa psique. Perceba, que o trabalho diário e focado no desenvolvimento do nosso planejamento em ativar a nossa criatividade e inovação através de trabalhos manuais ou artísticos podem elevar a nossa percepção de tempo.


O tempo é vida e quando desenvolvemos o nosso próprio mapa com o auxílio do nosso trabalho, habilidades desenvolvidas e propósito acredito que tudo passa a fazer mais sentido na nossa psique.



Sonhar com o Arquétipo da Aranha



Os sonhos exigem um acompanhamento mais preciso em cada momento da nossa vida, alguns significados em sonhar com aranhas.



  • Medo;

  • Ansiedade;

  • Criatividade;

  • Paciência;

  • Tecelagem de novos caminhos da vida;



Em estudos de sonhos, o Arquétipo da Aranha é caracterizado com diversas expressões como novidade de vida ou até a destruição do que já foi construído.


A metáfora da teia da aranha pode simbolizar a construção de novos caminhos na vida com criatividade e paciência. Por outro lado, também pode representar a destruição, quando a teia desaba e não captura mais alimento para a sobrevivência da espécie.


Inclusive, a aranha pode representar o ápice de um renascimento porque ela tem a capacidade de criar e recriar novas teias independente do resultado alcançado, em suma é a nossa capacidade de começar e recomeçar quantas vezes seja preciso.



Lado Sombra do Arquétipo da Aranha



  • Perfeccionismo;

  • Atividades em excesso;

  • Solidão;

  • Fragilidade;



Quando observar um nível de perfeccionismo elevado é importante parar tudo o que está fazendo para ajustar o planejamento.


Atividades em excesso é um sinal de alerta, como vamos estar mais dispostas pode acontecer de assumir mais atividades do que damos conta elevando o grau de stress.


A solidão pode ser confundida com a solitude, normalmente os trabalhos manuais e artísticos exigem uma concentração o que nos proporciona querer estar mais só. Procure separar momentos na sua agenda para trabalhos em grupos.


A fragilidade durante o perfeccionismo obsessivo não aceita feedbacks e acaba causando crises de ansiedade, depressão ou transtornos compulsivos.


Contudo, esforços perfeccionistas até tem uma visão mais positiva durante o processo e pode fragilizar quando nunca está pronto para começar, concluir ou recomeçar.


O Arquétipo da Aranha, vem com a habilidade de tecer teias e nos conecta com a linha do tempo, onde não existe passado e nem futuro. Somente o presente, onde o trabalho focado é o passo seguro em um planejamento consciente de fazer sempre o melhor em todo o tempo.


Onde a transformação começa de dentro para fora quando a grande teia de cura e amor incondicional da nossa Avó Aranha nos impulsiona para viver grandes histórias inspiradoras por todo o mundo.


Curtiu?


Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento. Porque quando você comenta eu consigo ser mais assertiva nos próximos conteúdos.


Agende Hoje a sua Sessão. Saiba Mais.


Até Logo!

Patricia Lima

Facilitadora de Arquétipos e Planejamento

P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.









Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page