top of page

ARQUÉTIPO DE NIX - A DEUSA DA NOITE TEMIDA POR DEUSES E MORTAIS

Atualizado: 13 de mai.


Segundo Hesíodo afirma que Nix a deusa da noite é filha do Caos, nesse caso a segunda primordial, em seguida nasce o seu irmão gêmeo Érebo, a escuridão.


Saiba mais, ficando comigo até o final desse artigo completo sobre a Deusa da Noite Nix.









Nessa sequência segundo a mitologia grega nasce Gaia, a mãe Terra, Tártaro, as trevas abismais, Eros, o amor.


Em escritos de Homero refere-se a Nix a deusa da noite com o epíteto "A domadora dos Homens e dos Deuses". Sabe-se que todos os deuses inclusive Zeus temia o poder de Nix devido ela ter o capuz da invisibilidade e dons proféticos.


Inclusive, ela também tinha o poder de remover a eternidade dos deuses.



Mito e Genealogia de Nix a Deusa da Noite



Segundo a mitologia grega somente Nix a deusa da noite e seu irmão Érebo conseguiam ter filhos com deuses e mortais. Alguns descendentes da deusa nada mais são que conceitos e abstrações personificados.

Em outras versões como na tradição órfica, o universo e seus deuses primordiais nascem do ovo cósmico de Nix a deusa da noite. Alguns poetas consideram Nix como a mãe de Gaia e Urano. Hesíodo em seus escritos a indica como a Mãe dos deuses, ele acreditava que a Nix e Érebo vieram antes de tudo.

No mito Nix acolhe Hélio, o próprio Sol, no momento em que os Titãs desejavam acabar com a sua luz e ela acabou acolhendo ele junto com seus filhos Hespérides, Éter e Hemera.

Esses são os filhos de Nix com Érebo: Éter e Hemera.

Segue os filhos de Nix sozinha: Moros, Tânato, Hipnos, Oniros, Momos, Oizus, Hespérides, Nêmesis, Apáte, Filotes, Geras e Éris.

Hemera e as Hespérides nasceram para ajudar Nix a não ficar exausta, e assim nasceu o ciclo de dias, Hemera traz o dia (relaciona com Eos, a Aurora, e Hélio, o Sol); as Hespérides são responsáveis pelas tardes, (relaciona com Selene, a Lua) e Nix é focada em trazer a Noite.

Ambas em conjunto organizam a dança das Horas; existem outros ciclos e deuses de outras origens, como as Horas que são a personificação dos ciclos mensais e anuais; Leto e Hécate que recebem o legado de Nix como deusa da noite.

Frequentemente colocam-na no mundo subterrâneo, entre Hipnos e Tânato, seus filhos.


Nix como um Arquétipo Poderoso Pode Ativar Uma Intuição Aflorada


Nix como um arquétipo poderoso pode ativar uma intuição aflorada, você pode associar Nix a deusa da noite com Hécate, nesse caso mergulhar no mais profundo do seu ”eu interior” e silenciar a mente pode ser um exercício bem prático para a pessoa que deseja aterrar nesse arquétipo.

Acredite não importa como tudo começou e sim como vai terminar. Perceba que o mais importante é se manter no seu presente e ouvir o que a sua intuição lhe direciona.

Eu passei a vida toda acreditando que Deus precisava entrar dentro do meu coração e no meu estudo dos poderes dos arquétipos eu aprendi que Deus está em mim porque eu estou mergulhada dentro dele.

Quando a intuição fala dentro do nosso coração precisamos estar atentas e obedecer. Infelizmente, não fui ensinada desde pequena a confiar na minha intuição.

A cultura está aqui quando chegamos e aprender a colocar a cultura no lugar dela e seguir a nossa intuição é os primeiros passos para viver o nosso propósito. Não estou falando de um papo motivacional até porque isso não dura muito e sim de um exercício prático de estar em conexão com o Todo.

Algumas pessoas costumam estudar os arquétipos e aplicar como se fosse um pensamento mágico e não é bem assim que funciona, arquétipos são energias primordiais. O arquétipo está a serviço do Todo e ativar arquétipos somente pensando no nosso umbigo vai ser complicado encontrar respostas assim.

Outras pessoas sentem muita irritação ou dores de cabeça porque ativam arquétipos poderosos assim como Nix e querem ficar no boteco tomando uma. Não vai funcionar dessa forma, os arquétipos estão a serviço do Todo e cada um tem um propósito e este precisa ser executado.

Nix vem como um arquétipo poderoso para acessar a nossa intuição e desobstruir o que está entupido, você não vai precisar de um guru, amuleto ou ritual. Eu passei uma vida dentro de um caixa e te convidar a entrar dentro de uma seria uma tortura psicológica para nós duas.


Como Interagir com o Arquétipo de Nix a Deusa da Noite

Ao ativar arquétipos você só vai precisar da sua intenção e conexão com um propósito do porque você está ativando tal arquétipo. Como eu disse há pouco, não fui ensinada a ouvir a minha intuição e sempre condicionava a voz que me orientava ao Espírito Santo e nesse caso eu espiritualizava tudo.


O Todo fala e a voz da intuição é outra voz, ainda eu não aprendi a diferenciar ambas entretanto eu percebo que se as duas entram em conflito é momento de ativar o sinal do alerta, o Todo jamais vai me direcionar para o caminho errado e a minha intuição trabalha para o Todo. Fato.

Para concluir, não importa como tudo começou, a questão aqui é decidir tomar decisões mais assertivas no presente e ter um futuro promissor. Afinal de contas, quem deseja estudar autoconhecimento para ter um futuro sofredor? Acredito que ninguém.

O arquétipo de Nix vem com a frequência da intuição. Ponto.

Perceba, que em todo o tempo existe ajuda e o nosso dever é solicitar a ajuda do Todo para caminhar na direção correta.


Curtiu?

Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.

Agende Hoje a sua Sessão.


Forte abraço!

Patricia Lima Coach


P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.












Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page