A Caixa de Pandora - O Que Tinha na Caixa de Pandora e o Seu Mito
Atualizado: 7 de set.
Vamos entender, após a guerra dos titãs e a vitória dos deuses, um titã chamado Jápeto e a Oceânide Ásia tiveram alguns filhos, entre eles Prometeu que trazendo para os nossos dias significa consciência e Epimeteu uma pouco mais aéreo.
Saiba mais, ficando comigo até o final desse artigo completo sobre a Caixa de Pandora.
Ambos ficaram ao lado de Zeus e dos deuses, selando um acordo de paz entre ambos os povos, isso tudo aconteceu antes da Caixa de Pandora, mas eu quero te apresentar o início do mito para que você consiga ir compreendendo como isso pode influenciar as suas decisões ao longo da vida.
A Caixa de Pandora, é um arquétipo poderoso quando você consegue entender o mito e fazer as escolhas mais assertivas na sua vida e por isso eu te convido a fazer um paralelo com a Carta da Estrela no Tarot.
Epimeteu, seguiu em suas criações e entre elas todos os animais que povoam a terra. Pensando em sua evolução e prosperidade a cada um dos animais foi atribuída uma característica principal como velocidade, força e liderança.
Sobre a Consciência na Mitologia Grega
Prometeu preferiu utilizar a sua criatividade no desenvolvimento da raça humana e da soma entre o pó mais água criou o homem, mas quando concluiu a sua obra não havia mais características de defesa porque o seu irmão Epimeteu utilizou todas em seus animais.
Para resolver isso, Prometeu leia-se a consciência, elaborou um plano em dar o fogo para a humanidade, antes disso foi pedir a Zeus e ele proibiu (artigo sobre Zeus). Até porque Zeus, o poderoso do monte Olimpo, não apreciava o desenvolvimento do homem e disponibilizar o fogo era entregar sabedoria e clareza, ou seja, a inteligência.
Até aqui, não existia morte ou fome e nem a necessidade de procriação, mas mesmo assim a raça humana incomodava Zeus. Diferente de outros deuses que de uma certa forma foram desenvolvendo amor e compaixão à humanidade.
Como um Desejo Pode Ser Materializado? Entenda o Processo.
Foi quando Prometeu, desejou de todo o coração entregar o fogo à humanidade. Perceba que quando existe um desejo vai existir também o realizar.
A realização do desejo, nem sempre acontece como o planejado e foi assim que Prometeu roubou entre as forjas de Hefesto conhecido como o deus do fogo; leia-se materialização e ação; e finalmente entregou o fogo à humanidade. (Artigo sobre Hefesto)
Antes mesmo que a raça humana conseguisse desfrutar do fogo, Zeus em sua fúria elabora um plano para destruir toda a raça humana. Nesse meio tempo, colocou Prometeu de castigo com o seu fígado exposto onde os abutres viam todos os dias devorá-lo; o fígado é um órgão que se regenera; eu espero que você compreenda as entre linhas.
Antes de Prometeu ser preso por Zeus, ele sugeriu ao seu irmão Epimeteu para não aceitar nenhum presente dos deuses e a sua esposa que tudo iria ficar bem, ela tinha acabado de dar a luz a um filho que colocou o nome de Deucalião.
Hefesto recebeu de Zeus a missão de criar Pandora, conhecida no mito como a primeira mulher da raça humana, uma espécie de Eva dentro do cristianismo. Pandora, recebeu seus atributos de presente dos deuses como beleza, habilidade e sensualidade.
A deusa Hera conhecida como a deusa do matrimônio, sabendo do plano de Zeus em destruir a humanidade, presenteou Pandora com a curiosidade. (Artigo sobre Hera)
Em seguida, Zeus preparou uma caixa que em algumas versões vem como jarro mas não vamos estragar o tema do mito, enfim a famosa Caixa de Pandora.
O Que Existe Dentro da Caixa de Pandora?
Inclusive Epimeteu, neste período morava entre os homens e tudo era próspero e ocorria na mais perfeita ordem e foi quando Hermes conhecido como o deus mensageiro levou Pandora e a Caixa de Pandora como um presente de Zeus para Epimeteu. (Artigo sobre Hermes)
Perceba, que Epimeteu mais aéreo ignorou o conselho do irmão e aceitou o presente de Zeus. Pandora era bela, criativa e agradável. Juntos geraram filhos e filhas e entre eles Pirra que veio a se apaixonar por Deucalião que vivia entre os humanos.
Passado algum tempo, Pandora desejou abrir a Caixa de Pandora, a sua curiosidade fez ela abrir a caixa e espalhar toda a maldade sobre a terra. Ela não sabia o que tinha dentro da caixa e foi orientada a não abrir, entretanto a sua curiosidade segundo o mito trouxe a maldade por toda a terra.
A única informação que ficou dentro da Caixa de Pandora foi a esperança e com isso eu te convido novamente a fazer um paralelo com a Carta da Estrela no Tarot. Te levando a meditar no ditado popular que diz “a esperança nunca morre” e em outro ponto de vista segundo Nietzsche: “A esperança é o pior de todos os males. Porque ela prolonga o sofrimento do homem.”
Em algumas versões Pandora liberta a esperança da Caixa de Pandora e em outras versões a esperança fica dentro da Caixa de Pandora.
Conclusão Sobre a Caixa de Pandora
Para concluir, Zeus manda um dilúvio para destruir toda a humanidade levando em conta que os povos se corromperam devido a Pandora abrir a Caixa de Pandora. Essa versão, remete ao mito de Noé dentro do cristianismo.
O casal Pirra e Deucalião procuram avisar a humanidade mas de nada adiantou, seguem em seu barco para se proteger do dilúvio e são os responsáveis pela nova raça humana conhecida após o dilúvio.
Com a ajuda dos deuses e contrariando o poderoso Zeus, a raça humana sobrevive com esperança em dias melhores. Arquétipo poderoso, procure estudar as entre linhas.
Nota: A Caixa de Pandora foi aberta antes do ataque de Tifão e o dilúvio aconteceu antes do Rapto de Perséfone.
Curtiu?
Comente aqui embaixo as suas experiências com os Arquétipos e Planejamento.
Agende Hoje a sua Sessão de Coach 100% online.
Forte abraço!
Patricia Lima Coach
Fonte:
Mitologia Grega - Saiba Mais
Teogonia - Saiba Mais
P.S. É Proibido o compartilhamento desse material sem os devidos créditos. Pode utilizar para inspirar-se e não para copiar.